Crise na suinocultura: Joaçaba decreta emergência

Decisão foi tomada após reunião nesta terça-feira (10)

Geral
11/07/2012

    Joaçaba é mais um município do estado que decretou situação de emergência por causa da crise na suinocultura. A informação foi confirmada pelo diretor de Agricultura, Irineu Meneghini. A decisão pela medida aconteceu na tarde desta terça-feira (10) após reunião entre representantes da Prefeitura, da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Coperio/Copérdia. O decreto foi assinado nesta quarta-feira (11) pelo prefeito após análise de um estudo que está sendo realizado e que de forma preliminar aponta para a medida.

   Conforme Meneghini, em Joaçaba cerca de 90 famílias vivem exclusivamente da suinocultura e não estão conseguindo saldar dívidas de investimentos em chiqueiros, compra de leitões e insumos para alimentar os animais. Conforme a ACCS, até o momento 70 municípios decretaram emergência em Santa Catarina. O preço médio pago ao produtor é de R$ 1,30 o quilo do suíno, sendo que o custo é de R$ 2,50 o quilo. A produção excessiva e o elevado estoque no mercado interno contribuem para a queda no preço da carne suína.

   Segundo levantamento prévio da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), além de Joaçaba, os municípios de Lacerdópolis, Erval Velho, Vargem Bonita e Tangará já sinalizaram positivamente em adotar o decreto. Os produtores esperam que haja uma melhora nos preços para reanimar os produtores, já que muitos estão abandonando a atividade.

     Nesta quarta-feira (11) encerrou o prazo de isenção do ICMS para leitões de até 30 quilos estipulado pelo Governo do Estado para impulsionar o consumo de carne suína e amenizar as dificuldades dos produtores. Além disso, a carne suína será incorporada à merenda escolar, presídios e hospitais. A isenção de ICMS para comercialização interestadual é cobrada por sindicatos representativos do setor.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM