Geral
10/07/2012 Mais de 20 artistas locais e regionais estiveram participando nessas últimas semanas do docudrama “O assalto ao trem pagador”. A produção idealizada pelo cineasta Ernoy Mattiello recria o cenário do primeiro atentado contra um trem pagador na América Latina. Com artistas locais e regionais, o docudrama ainda é abrilhantado pela presença do radialista Tchê Mendes, que interpreta Zeca Vacariano, e também do artista nacional Gabriel Sater, que além de fazer uma participação na produção, colabora com a trilha sonora.
As filmagens do “Assalto ao Trem Pagador”, episódio histórico ocorrido em Pinheiro Preto (SC), em outubro de 1909, foram efetuadas nos municípios de Pinheiro Preto e Piratuba. A captação de cenas do docudrada foi realizada em película digital e a trilha sonora de alto padrão é outro ponto fundamental do projeto. Entre divergências dos contos populares e a oficialização dos fatos, a história que se revive, conta que no domingo, 24 de outubro de 1909, na Região do Contestado, local onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto, José Antônio de Oliveira, um ex-combatente da Revolução Federalista, então empreiteiro, construtor da Ferrovia do Contestado, entraria para a história como: Executor do 1 º Assalto ao Trem Pagador. A história de um saque recorde: 375:300$000 (trezentos e setenta e cinco contos e trezentos réis), montante que na época representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado, é considerada a maior quantia já levada em um assalto no mundo.
“Nosso objetivo com esse docudrama é fazer com que essa verdadeira fábula saia do esquecimento para ganhar vida em um documentário brasileiro” afirma o cineasta Mattielo. A produção prevista para ser lançada do segundo semestre de 2012, tem como patrocinadora a Prefeitura de Pinheiro Preto, além de apoio institucional da Prefeitura da cidade de Piratuba, ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, e Hotel Kirst além de várias outras empresas privadas.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download