Geral
26/06/2012 A crise na suinocultura não irá alterar os investimentos previstos pela Aurora em Joaçaba. A garantia é do presidente da empresa, Mário Lanznaster. Segundo ele, a reabertura do frigorífico no município foi uma decisão do conselho deliberativo formado por 13 cooperativas e oficializada no dia 16 de abril, durante evento em Chapecó. Conforme o presidente da Aurora, o investimento de aproximadamente 40 milhões de reais para o abate de cerca de 2 mil suínos por dia em Joaçaba tem respaldo na cadeia produtiva com a oferta de animais na região. Lanznaster adianta que as obras na estrutura física da unidade, localizada no Distrito Industrial, deverão ter início em agosto:
Ouvir
Quando a produção foi suspensa, em 2009, a unidade de Joaçaba mantinha 218 empregos diretos. Agora, com a retomada e os investimentos, a força de trabalho chegará a 600 postos de trabalho. A indústria de suínos da Aurora em Joaçaba começou a ser edificada em fevereiro de 2001, foi inaugurada em abril de 2002 e paralisada em abril de 2009. No frigorífico de Joaçaba será instalada sala de cortes para exportação e ampliar a capacidade de congelamento. Por outro lado, os governos do Estado e do Município deverão perfurar poço profundo para aumentar a oferta de água potável na indústria e a construção de uma tubulação de 4,5 km para o despejo dos efluentes tratados no rio Caraguatá. Mário Lanzaster afirma que a Aurora vem fazendo a sua parte no projeto visando a retomada das atividades a partir de 2014:
Ouvir
A unidade ocupa área de 20 hectares e constitui-se de planta industrial de 15 mil metros quadrados de área coberta, com capacidade para industrializar 200 suínos por hora. O secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Loresetti, reitera que o acordo com a Aurora para perfuração do poço profundo e canalização dos efluentes está mantido com apoio do Governo do Estado para que a empresa retome as atividades no prazo previsto. Ele adianta o que deverá ser tratado no encontro pré-agendado para a próxima segunda-feira, dia 2 julho em Joaçaba, entre representantes da Aurora e das duas esferas governamentais:
Ouvir
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download