Geral
25/06/2012 A confirmação do terceiro caso de paciente com Gripe A em Joaçaba ultrapassa em um o número de confirmações em Herval D' Oeste, que até o momento registra dois casos confirmados de pacientes que contraíram o vírus H1N1. Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde de Herval D' Oeste, Paula Lima, são duas mulheres, de 34 e 57 anos, que já estão em casa e continuam em tratamento com o antiviral Tamiflu. A confirmação aconteceu após o exame de secreção de nasofaringe das pacientes. Além dos casos confirmados, a Secretaria de Saúde de Herval monitora quatro casos suspeitos de Gripe A onde foi dispensado o uso do Tamiflu.
Na sexta-feira (22) foi registrado o terceiro caso suspeito com aplicação do medicamento, sendo destes um adolescente de 14 anos e uma criança de 5 anos. Paula Lima explica que, de acordo com os médicos, os pacientes apresentam todos os indicativos e sintomas da Gripe A. “Eles estão em casa, evoluindo bem, não tiveram os sintomas agravados e não precisaram ser internados”. Conforme a enfermeira, nesta semana todas as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão reunidas para receber orientações de como proceder em casos suspeitos, e principalmente poder informar a população. “A procura por vacinas aumentou, mas como não tem para todos o jeito é prevenir, reiterando os cuidados para não espalhar a gripe”, enfatiza.
O monitoramento dos casos suspeitos e confirmados continua devido ao contato com outras pessoas. O trabalho de orientação sobre a prevenção da Gripe A terá como foco as escolas, empresas e estabelecimentos públicos que concentram grande circulação de pessoas, a fim de evitar que o número de casos confirmados aumente. Paula Lima detalha que em nenhum caso, tanto suspeito como confirmado, os pacientes viajaram. “Isso significa que o vírus está aqui, não veio de fora, essa é a informação que nós temos. São poucos os casos, mas é preciso estar atento para evitar que a doença se propague”, finaliza.
Prevenção:
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download