Geral
15/06/2012 A região Meio Oeste catarinense possui três hospitais cadastrados como transplantadores de órgãos e tecidos: o Universitário Santa Terezinha de Joaçaba, Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos e Santa Maria de Videira. As unidades estão capacitadas a realizarem procedimentos de transplantes de coração, fígado, córnea, pâncreas, pulmão, rim e conjugado de pâncreas e rim. Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a família do desejo da doação, que só acontece com autorização familiar. Para saber como andam os procedimentos e os números relativos a doadores cadastrados, a Central de Jornalismo da Rádio Catarinense manteve contato com o coordenador do SC Transplantes. O médico Joel de Andrade explica quantas pessoas estão na fila de espera para transplantes de órgãos:
Ouvir
O coordenador do SC Transplantes comenta que os hospitais de Santa Catarina têm condições de absorver a demanda, porém, o número, considerado ainda baixo de doadores, faz aumentar gradativamente as filas de espera:
Ouvir
A distância entre um hospital e outro no estado é o fator que exige maior agilidade para os transplantes. Joel de Andrade explica em quanto uma equipe médica tem para captação do órgão e transplante em um paciente:
Ouvir
Existem dois tipos de doador, o vivo e o cadáver. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial). Já o doador cadáver são pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download