Geral
15/06/2012 A realidade do trânsito cada vez mais conturbado foi traduzida em números numa pesquisa sobre vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas na região de Joaçaba. Os dados fazem parte de um diagnóstico dos motociclistas atendidos pelo Hospital Universitário Santa Terezinha que sofreram lesões por causa dos acidentes. A pesquisa foi realizada pelo médico Agamenon Bittencurt. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1994 e com doutorado em cirurgia vascular, também é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba. Ele desenvolveu a pesquisa juntamente com o Hospital Universitário Santa Terezinha e a Unoesc. O estudo é uma estatística dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas iniciado em fevereiro do ano passado e engloba somente os pacientes em estado grave. Agamenon Bittencourt conta que a ideia de fazer a pesquisa surgiu por acaso, numa conversa informal entre ele e o chefe do Instituto Médico Legal durante uma cirurgia. Foi a partir desse momento que o cirurgião constatou que o número de acidentes envolvendo motociclistas é amplamente superior. Ele salienta que a média no período de um ano é de mais de mil acidentes com motociclistas, o equivalente a cerca de três motociclistas atendidos por dia no Santa Terezinha:
Ouvir
Dr.Agamenon Bittencourt ressalta que pela estatística, quase 90% dos acidentes envolve homens e a gravidade dos acidentes também é maior com eles:
Ouvir
O cirurgião vascular revela que muitos casos de pacientes que chegam ao Hospital Universitário Santa Terezinha vítimas de acidentes com moto, têm a necessidade de amputação de membros:
Ouvir
O professor esclarece que a amputação de membros segue uma norma internacional. Ele explica como isso é feito:
Ouvir
Por fim, Agamenon Bittencourt reitera que a estatística irá continuar com a possibilidade de se incluir os atendimentos de socorro prestados pelo SAMU e Corpo de Bombeiros aos pacientes vítimas de acidentes motociclísticos, e que a estatística poderá servir de alerta e conscientização para que se tenha um trânsito mais humanizado:
Ouvir
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download