Gripe A: DIVE confirma 2 casos na Regional de Joaçaba

Em Videira são 32 casos e 1 morte causada pelo H1N1

Geral
12/06/2012

     A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) confirmou na manhã desta terça-feira (12) dois casos de Gripe A na Regional de Saúde de Joaçaba. Os casos envolvem uma mulher e um adolescente, moradores de Campos Novos e Monte Carlo. Segundo a enfermeira Nilza Húguem da Gerência de Saúde, as notificações dos casos suspeitos têm aumentado nos últimos dias nos municípios da AMMOC. Ela afirma que a preocupação aumentou ainda mais em razão dos casos confirmados em Fraibugo e Videira onde já foram constatadas 32 pessoas contaminadas pelo vírus e 1 óbito. Somente em Fraiburgo são 17 casos confirmados, sendo 2 pessoas estão na UTI.

Morte em Videira
    Videira registrou no último sábado (9), a 1ª morte de uma paciente contaminada pelo vírus da Gripe A, no município, neste ano. A vítima é uma mulher de 57 anos que estava internada há cerca de uma semana na UTI do Hospital Divino Salvador e não resistiu às complicações do vírus. Segundo o secretário de Saúde – Lauri Pigozzo, os médicos que atenderam a mulher explicaram que a paciente era cardiopata e que a morte foi causada em decorrência de uma pneumonia viral, agravada pela presença do vírus da Gripe H1N1. “É preciso sempre destacar que a Gripe A, não mata ninguém, o que leva à morte são as doenças que surgem em decorrência não apenas dessa gripe, mas de todas as gripes consideradas normais, que acabam matando centenas de pessoas todos os anos”, diz Pigozzo.

11 casos confirmados em Videira
 
Videira já confirmou 11 casos de Gripe A. Além da paciente que morreu no sábado, a Vigilância Epidemiológica contabiliza o contágio quatro crianças  com idade até 10 anos, três jovens com idade entre 10 a 20 anos, uma mulher (entre 30 e 40 anos) e outras duas mulheres com idade entre 50 e 60 anos. A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica – Neusa Delazzeri aponta que os exames enviados ao LACEN - Laboratório Central de Saúde Pública de SC apontaram ainda cinco resultados negativos para a H1N1 e dois resultados para a gripe sazonal( comum). Entre todos os pacientes diagnosticados com a Gripe A, apenas uma criança de 9 anos, permanece internada na UTI Infantil do Hospital de Curitibanos, os demais casos forma medicados, tratados e já estão em casa.

Fonte: Rádio Catarinense
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.

ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000

E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br

Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br

Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br

Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br

FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414

OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download

Radio catarinense AM/FM