Luzerna
27/01/2015 atualizado às 17:31

Administração de Luzerna concluiu levantamento populacional de animais domésticos

Município possui mais de 1 mil gatos e 1.541 cachorros

Administração de Luzerna concluiu levantamento populacional de animais domésticos (foto ilustrativa)

Foi realizado no município de Luzerna Levantamento populacional de animais domésticos - felinos e caninos. O levantamento foi realizado pelas agentes comunitárias de saúde dos ESFs do bairro Vila Alemanha e São Francisco, entre os meses de agosto e setembro de 2014. O objetivo principal foi formar um banco de dados no município para melhor trabalhar o bem estar animal, elaborando materiais educativos aos proprietários de animais domésticos, para que os mesmos tenham conhecimento dos direitos dos animais e seus deveres com os felinos/caninos. Existem aproximadamente no município, hoje, 1.026 gatos e 1.541 cachorros.

Com estas informações a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social poderá programar ações no controle de zoonoses, incentivar as vacinações anuais, as castrações, vacinação das fêmeas de felinos e caninos para haja um controle populacional das espécies, evitando maus tratos e soltura de animais em vias públicas, como acontece com frequência. A ação também visa erradicar os riscos de mordeduras de animais em seres humanos e doenças que são transmitidas por falta de cuidados e atendimentos veterinários.

A vigilância sanitária elaborou um projeto encaminhou para o Executivo Municipal, que após encaminhamento para a Câmara de Vereadores, foi aprovado através da Lei nº 1298 de 21 de Outubro de 2014, que Oficializa o “Programa de Vigilância e Proteção Animal "Quero ser seu amigo". O projeto irá auxiliar para a realização de ações e programas que venham a somar e resolver problemas cotidianos referentes ao bem estar animal e controle de zoonoses no município.

Também será proposto à comunidade e pessoas ligadas a ONGs e ao bem estar animal a criação de uma comissão do Programa "Quero ser seu amigo”, e posteriormente estimular e auxiliar para criação do Conselho de defesa dos animais no município, que irá tratar dos assuntos e ações que devem ser realizados, e com a expectativa de redução do problemas de maus tratos a animais e no controle de zoonoses.

Fonte: Assessoria de Imprensa
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.
Rádio Catarinense AM 1270 - FM 97,3. Avenida XV de Novembro, 608. Joaçaba-SC - Todos os direitos reservados.