Herval d' Oeste
30/06/2015 atualizado às 08:25

Mutirão de Castração no Bairro São Jorge atinge expectativas

Cerca de 120 cães e gatos passaram pelo procedimento

Todos os 120 animais cadastrados em duas ações pontuais realizadas no mês de junho foram castrados durante o Mutirão que aconteceu no bairro São Jorge no domingo (28). O trabalho social foi promovido pela ONG Amigos dos Animais em parceria com o Ministério Público, por meio do Fórum da Comarca de Herval d’Oeste, com o apoio da Associação de Moradores, Prefeitura Municipal de Herval do Oeste e outras entidades parceiras do projeto.

De acordo com Kátia Lopes, coordenadora do projeto, o resultado foi satisfatório. “Estamos alegres com a aceitação da comunidade. Mediante todo o trabalho informativo que foi realizado em várias etapas que antecederam o Mutirão, conseguimos mostrar para a comunidade, principalmente a do São Jorge, a importância da castração para o início de um controle populacional de cães e gatos”, explicou.

O Mutirão de Castração compreendeu várias etapas até a sua execução. No primeiro momento, em dois finais de semana, equipes da Associação de Moradores e da ONG Amigos dos Animais estiveram na comunidade fazendo o cadastro dos tutores interessados em castrar seu animal de estimação como também fazendo uma prévia avaliação do estado de saúde dos animais. A partir daí, iniciou a movimentação para a realização do Mutirão que culminou no êxito do projeto. O trabalho contou com a experiência de várias veterinárias, entre as quais, duas de Florianópolis/SC, idealizadoras do projeto no estado.

Dos 120 animais castrados, apenas um não resistiu e acabou morrendo. De acordo com as informações das veterinárias, o cachorro sofria de problemas cardíacos e não resistiu. “Infelizmente, esse fato nos entristeceu muito, mas ressaltamos que todas essas informações haviam sido repassadas aos moradores durante uma Audiência Pública e no momento do cadastramento que realizamos na comunidade. O ambiente cirúrgico continha todos os aparelhos, equipamentos e medicação necessária para este tipo de emergência, e toda equipe de veterinários tentou reanimar a querida Kessi mas sem sucesso. Toda e qualquer cirurgia contem riscos, tantos para animais como para seres humanos”, completou Kátia.

Retirada dos pontos dos animais castrados

A próxima e última etapa do Mutirão de Castração acontece no dia 11 de julho (sábado) das 13h às 17h no Ginásio da Escola Cruz e Sousa onde os tutores devem levar seus animais de estimação para a retirada dos pontos. É importante que os documentos da cirurgia sejam levados no dia.

.

Fonte: Assessoria de Comunicação
* Todos os direitos reservados à Rádio Catarinense.
* Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação ou de qualquer material que compõem a mesma sem autorização prévia.
Rádio Catarinense AM 1270 - FM 97,3. Avenida XV de Novembro, 608. Joaçaba-SC - Todos os direitos reservados.