(49) 3551-2424

Indicação sugere “gavetários” para sepultamentos no Cemitério de Herval d’Oeste

O vereador Everton Parisenti, apresentou indicação nesta semana sugerindo que a Prefeitura de Herval d´Oeste adote o sistema de túmulos verticais (gavetário) no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Glória.

Everton propõe que a administração realize um estudo, por intermédio de técnicos jurídicos e ambientais, para definir procedimentos e normas que possam atender a demanda e a futura falta de espaço no cemitério.

O vereador destaca que a utilização do gavetário irá otimizar o espaço, possibilitando o sepultamento de um maior número de pessoas em um espaço físico reduzido. De acordo com ele, empresa especializada nesta área desenvolveu sistema de gavetário com controle de poluição atmosférica e ambiental, que retém o necrochorume, evitando a contaminação do solo e lençol freático, com tratamento de gases por meio de filtro de carvão ativado, sendo ecologicamente correto.

Conforme Everton, no município de Curitibanos, em uma área de 50 metros por cinco, foi possível instalar 140 gavetas, sistema que traz inúmeros benefícios como a facilidade de manutenção, baixo custo para a população.

“Este sistema facilita o licenciamento ambiental, pois atende a todas às normas ambientais vigentes, bem como é economicamente viável, com custo reduzido, se adaptando facilmente a qualquer tipo de terreno, utilizando espaços não ocupados pelos cemitérios tradicionais. Além disso, faz-se necessário fazer um levantamento dos túmulos em estado de abandono para que esses sejam retirados e posteriormente o local seja reutilizado por outras famílias, outro ponto que faço questão de frisar que um cemitério jamais deveria ser construído no centro do município, mas sim em um local mais distante da cidade”, concluiu.

Fonte: Joce Pereira

D41DDDCD-0AEC-E0C4-ABDD-C31A6BDBCDCE