(49) 3551-2424

UPA de Herval completa 5 anos de funcionamento

Imagem ilustrativa

No dia 30 de setembro de 2014, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Remi Alécio Mascarello iniciava suas atividades na cidade de Herval d´Oeste, através de uma união de 11 municípios da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), criada com o intuito de preencher a lacuna existente entre Atenção Básica e Atenção Hospitalar.

Nesses 5 anos foram realizados 154 mil e 72 atendimentos de 371 municípios diferentes, dos mais variados estados do Brasil, com um índice de resolubilidade acima de 98 %.

A UPA surgiu com a missão de “promover a saúde da população com assistência humanizada, com agilidade e qualidade, buscando a satisfação de suas necessidades”, salientou Eugênia Bucco, administradora do local.

Nesses cinco anos vem cumprindo a missão proposta sendo referencia na região, vista como modelo em qualidade, com atendimento acolhedor e resolutivo, trabalhando com diferentes enfoques de apoio das cidades de sua área de abrangência, como educação continuada com treinamentos as equipes de saúde e escolas, reuniões com comunidades e unidades de saúde de sua área de cobertura.

Todo esse trabalho só é possível pela união dos municípios de Joaçaba, Lacerdópolis, Jaborá, Erval Velho, Vargem Bonita e Ibicaré que auxiliam financeiramente a sede Herval d´Oeste.

A equipe da UPA é composta por 2 médicos, 2 enfermeiros e 3 técnicos de enfermagem, além de equipe de apoio como técnico em radiologia, recepção e limpeza (24 horas), e agora com serviço de vigilante noturno. “O trabalho dessa equipe comprometida, competente e bem qualificada reflete num resultado de satisfação e sucesso”, disse Bucco.

Muitos foram os desafios e as conquistas durante esses 5 anos, “enfrentar as dificuldades financeiras mês a mês, ser aceitos pela comunidade, romper barreiras de serviço pobre, mas as conquistas foram sendo maiores, a ampliação dos serviços, a realização do sonho de um aparelho de Raio X digital, a Vigilância Noturna, a ampliação da unidade para maior comodidade da população e a aquisição de equipamentos modernos. Essas conquistas aliados a gratidão e a manifestada satisfação da população, superaram todas as dificuldades e deram força para que a equipe mantivesse seu foco no serviço de qualidade que tem por objetivo”, frisou Eugênia.

Isso tudo graças a excelentes parcerias estabelecidas ao longo dos anos como Rotary Club, SAMU, Corporação do Corpo de Bombeiros, hospitais da região, Central de Regulação da 7ª Gerência Regional de Saúde de Joaçaba, SIMAE, Ministério Público e imprensa.

Os agradecimentos devem ser extensivos a todos, de maneira que não podemos esquecer as administrações públicas de Herval d’Oeste que estiveram envolvidas no processo de implantação da UPA e manutenção de seus trabalhos, que não mediram esforços para permanência de suas atividades, bem como dos servidores/profissionais que atuam na unidade ou que passaram por lá, os quais dedicam-se imensuravelmente para o sucesso dos trabalhos e a manutenção das atividades com êxito, qualidade e resolutividade. Mas a maior aliada foi a população que sempre compreensiva e participativa por um serviço público de qualidade, democrático e exitoso, deve ser construído entre administração pública e a comunidade”, finalizou Eugênia Bucco.