(49) 3551-2424

Joaçaba terá Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Foi assinada na tarde desta quinta-feira (8), a ordem de serviço para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Joaçaba. Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Dioclésio Ragnini, o diretor do Simae, Paulo Lamin, secretários municipais, vereadores e os representantes da empresa Habitat Ecológico LTDA, que venceu a licitação e irá elaborar o plano.

O plano a ser elaborado visa diagnosticar todos os processos que envolvem a gestão dos resíduos sólidos do município, bem como sanar as dificuldades que envolvem este serviço. Também pretende oferecer alternativas ambientalmente corretas e economicamente viáveis para a devida destinação dos resíduos sólidos gerados no município. Resíduo sólido é tudo aquilo que normalmente é chamado de lixo. Portanto, ele é qualquer matéria sólida ou semissólida produzida pelo homem e pela natureza.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Agricultura, Vilson Sartori, é indispensável que os municípios tenham um plano de resíduos sólidos, pois ele ajuda a enfrentar diversos problemas ambientais, sociais e econômicos derivados do manejo inadequado dos resíduos sólidos. “Muitos municípios não tem um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, mas Joaçaba irá começar a elaborar o seu, cumprindo  Lei nº 12.305/10, que tem por objetivos a não-geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos; a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos; diminuição do uso dos recursos naturais; no processo de produção de novos produtos; a intensificação de ações de educação ambiental; o aumento da reciclagem no país e a promoção da inclusão social; o que se tornará possível em nosso município, após a conclusão deste plano”, afirmou Sartori.

O prazo de vigência do Plano é de 20 anos e deve ser atualizado a cada quatro anos.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação