(49) 3551-2424

Campos Novos confirma morte por Gripe A e mais dois casos da doença

Um novo caso registrado em Campos Novos de paciente com Gripe A (H1N1) foi confirmada nesta semana (17) ao jornalismo da Simpatia FM pela enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Campos Novos Franciele Osório de Moraes. Trata-se de um bebe de 4 meses e faz parte do grupo de risco, pois apresentava imunodeficiências, visto que também nasceu prematuramente. O bebê ficou internado no Hospital Dr. José Athanázio, recebeu a medicação indicada paras as primeiras horas do aparecimento dos Sintomas e após a coleta do material para exame foi transferido para a UTI de Concordia, onde apresenta quadro clinico estável.

No primeiro caso registrado em Campos Novos a paciente, uma mulher de 71 anos, evoluiu para óbito, em virtude das complicações da doença.

A enfermeira Franciele Osório de Moraes informou ainda que houve o registro de outros dois casos suspeitos, que tiveram resultados negativos após a análise laboratorial que é realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN-SC).

De acordo com Franciele Osório de Moraes, houve contato com a regional de saúde, com objetivo de verificar a disponibilidade de mais vacinas para atender a demanda dos pacientes que são dos grupos de riscos, porém, a resposta foi negativa. A orientação para quem ainda não fez a vacina, é que faça a imunização nos laboratórios particulares que ainda tem doses disponíveis.

O setor de vigilância epidemiológica de Campos Novos ressalta que o perfil dos casos mostra a importância de a população procurar o serviço de saúde mais próximo de casa aos primeiros sinais e sintomas de gripe para o tratamento adequado, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, crianças, doentes crônicos, entre outros.).

Fonte :Jornalismo Simpatia FM