Segundo caso de Gripe “A” é confirmado pelo secretário da Saúde de Luzerna

Secretário da Saúde de Luzerna, Luiz Fernando Peruchini

Depois de ter confirmado na última quarta-feira (10) a existência do primeiro caso de Gripe “A” no município de Luzerna, que foi diagnosticado num homem de 63 anos que não tomou a vacina, na tarde desta sexta-feira (12), novamente o secretário da Saúde luzernense, Luiz Fernando Peruchini confirmou o segundo caso da Gripe H1N1.

Desta vez, numa criança recém-nascida com poucos meses de vida que encontra-se internada no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) em Joaçaba, mas, segundo o secretário com boa evolução.

O paciente está tendo uma boa evolução e o que nos preocupa neste momento, é a diferença, principalmente de localidades dos registros. Os pacientes com a Gripe “A” moram longe um do outro. São características bem diferentes. Os dois não tiveram contato entre eles, o que prova que o vírus está bem circulante em nossa região”, resumiu Peruchini.

A confirmação deste segundo caso em Luzerna e de outro registrado em Tangará, levanta o sinal de alerta para toda a saúde da região.

Para o diagnóstico da Gripe H1N1 neste recém-nascido de Luzerna, o secretário disse que a Vigilância Epidemiológica já entrou em ação e começou a trabalhar no raio de possibilidade do contágio.

Todas as pessoas envolvidas neste novo caso estão recebendo a medicação através do remédio Tamiflú. Então é mais um caso que está sob controle e a gente não tem o porque alarmar a população quanto a isso”, finalizou Luiz Fernando Peruchini.

Por Julnei Bruno