(49) 3551-2424

Validado o Plano Municipal de Cultura de Joaçaba

IMG_8630

 

Aconteceu na noite desta terça-feira (14), no Centro Empresarial da ACIOC, o Fórum para validação do Plano Municipal de Cultura. Estiveram presentes no evento, representantes dos diversos setores culturais, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, da Câmara de Vereadores, além do vice-prefeito Jucelino Ferraz e do prefeito Dioclésio Ragnini.

O Plano Municipal, que vem sendo construído desde o início do ano e que já promoveu uma série de reuniões setoriais para discutir a cultura, é um documento compilado das mais de uma centena de propostas recebidas para compor o Plano.

O Fórum de validação foi um marco histórico para a cultura local, pois marcou a entrega do documento e a conclusão dos trabalhos de construção do Plano, que passa agora pela aprovação do Poder Executivo e do Legislativo, para enfim, ao final deste processo, tornar-se a base norteadora das políticas públicas culturais.

Em seu pronunciamento, o prefeito Dioclésio Ragnini ressaltou que a Administração tem dado todo o suporte para que o setor de cultura do Município possa desenvolver as ações de políticas culturais. “Desde o início da nossa gestão, designamos como prioridade a nossa equipe da intendência de cultura, ações efetivas para a implantação de políticas públicas culturais no município. Desta forma, nos últimos dois anos, já podemos comemorar algumas conquistas, como: a aprovação da lei que criou o Sistema Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura (que deverá estar ativo em breve) e agora, com a conclusão do Plano Municipal”, falou Dioclésio, comentando ainda sobre  o andamento das obras para o novo Centro de Cultura e Turismo, que deverá ser instalado na antiga rodoviária e que já se encontra na fase de conclusão dos projetos, tendo sua conclusão prevista para o próximo ano.

O Plano Municipal de Cultura, traz uma carta de intenções da sociedade, referente as ações culturais que devem acontecer em Joaçaba na próxima década, e tem como objetivo gerar oportunidades para que a arte aconteça e  para que a cultura venha a ser um dos pilares do desenvolvimento social, econômico, humano e cultural de Joaçaba.

A solenidade de oficial entrega do Plano Municipal de Cultura para o poder executivo, está marcada para acontecer no dia 17 de junho.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Joaçaba

(49) 3527 8839