(49) 3551-2424

Acadêmicos de Medicina da Unoesc de Joaçaba colocam em prática suas habilidades

Acadêmicos testando suas habilidades

Se aprender tendo como base a teoria pode agregar um bom nível de conhecimento, aprender por meio de práticas que simulam situações reais pode ser ainda mais proveitoso. E foi esse tipo de oportunidade que tiveram cerca de 300 acadêmicos da 3ª a 12ª fases curso de Medicina da Unoesc Joaçaba, que entre os dias 2 e 6 de maio, participaram de uma série de atividades desenvolvidas em parceria com a empresa Cadenas Med.

As simulações aconteceram no Ambulatório Universitário (AMU) e fizeram parte da disciplina de atividades curriculares complementares. No local, os acadêmicos foram divididos em grupos tiveram a oportunidade de atuar em três tipos de cenários simulados, aprendendo sobre manejo das vias aéreas, da respiração, o manejo hemodinâmico do paciente em Parada cardiorrespiratória (PCR), e ainda, sobre fisiologia ventilatória e os dispositivos de oxigeno terapia. Para tal, primeiramente, eles foram instruídos pelos médicos da Equipe Cadenas, que além repassar informações teóricas, apresentaram equipamentos e demonstraram procedimentos. Em seguida todos repetiram as ações com a utilização de bonecos, que reagiam a determinados estímulos e tornaram a prática ainda mais realista.

Essa foi a primeira vez que a parceria entre o curso de Medicina e a empresa Cadenas Med aconteceu, mas de acordo com a professora Ana Paula Pereira, a intenção é de que ocorram outras atividades desta natureza, uma vez que, se trata de assuntos relacionados às habilidades médicas e houve aceitação e participação maciça por parte dos acadêmicos.

— O curso de Medicina da Unoesc tem no seu horizonte de implantação muitas atividades inovadoras, sempre com o objetivo de proporcionar a melhor qualificação possível. Tendo em vista que as atividades de complementação oferecidas aos alunos vêm ao encontro desta assertiva, várias são as oportunidades para que tais objetivos sejam alcançados e essa foi uma delas — ressaltou a professora.

Fonte e fotos: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa