(49) 3551-2424

Gerente da Celesc de Joaçaba fala sobre quedas de energia e faturas

Atendendo a um convite feito pelo vereador Tuti, a gerente regional da unidade da Celesc de Joaçaba, Silvia Hafner Pozzobom esteve na tribuna da Câmara de Vereadores de Joaçaba em sessão de terça-feira (16) para esclarecer algumas dúvidas dos vereadores e também explanar sobre as atividades da regional que compreende 21 municípios.

De acordo com o vereador Tuti, os dois principais motivos que o levaram a formalizar o convite, feito ainda no início do ano, foram as constantes quedas de energia elétrica que estavam ocorrendo e, reclamações em relação ao valor da fatura de energia.

Sobre as quedas de energia, cujas ocorrências já cessaram, Silvia explicou que não existe sobrecarga na rede. Ela apresentou dados relativos aos principais motivos que causam as quedas de energia. Entre os municípios que compõe o Conjunto Herval d’ Oeste (Herval, Joaçaba, Luzerna, Ibicaré e Erval Velho), por exemplo, as principais causas apontadas pela gerente são os temporais e vegetação na rede.

Sobre o excessivo número de ocorrências de vegetação na rede, Silvia disse inclusive, que os investimentos da Celesc destinados a roçadas e podas de arbustos serão majorados com o objetivo de reduzir este tipo de ocorrência.

Já sobre a tarifa de energia elétrica, a gerente explicou que os aumentos, por parte da Celesc, só ocorrem uma vez ao ano, geralmente no mês de agosto. E, que no verão, o consumo de energia aumenta. Este consumo mais elevado somado a variação de impostos estaduais e federais faz com que a fatura de energia elétrica fique mais alta. “Mas isso não está diretamente ligado a reajustes feitos pela Celesc no valor da energia”, afirmou ela.

Silvia apresentou ainda dados sobre investimentos e falou sobre os programas oferecidos pela Celesc, como o Eficiência Energética e estímulos a fontes renováveis de energia, por exemplo. Esclareceu a diversos questionamentos feitos pelos vereadores e foi muito elogiada pela forma com vem conduzindo seu trabalho à frente da unidade de Joaçaba.

17_04_2019_dcmocgoc