(49) 3551-2424

Diagnóstico Socioambiental de Joaçaba está finalizado

Na última semana, o Diagnóstico Socioambiental de Joaçaba foi finalizado e aprovado pela Comissão Deliberativa e Executiva e posteriormente encaminhado para a Câmara de Vereadores, que aprovou por unanimidade.

O Diagnóstico é um documento técnico importante para auxiliar no desenvolvimento sustentável do Município, pois identifica as áreas prioritárias para conservação e delimitação das áreas de preservação permanente em área urbana consolidada, através de levantamentos e coleta de dados, que fornece um retrato das condições ambientais e sociais da cidade, como a existência de rios e cursos d’água, áreas de preservação, áreas de risco, pontos de possíveis alagamentos e deslizamentos, áreas que necessitam de recuperação, entre outras.

De acordo com Coordenador de Planejamento de Joaçaba, João Sampaio, com o Diagnóstico Socioambiental finalizado, o Município terá uma evolução em diversos aspectos. “Agora que o Diagnóstico está aprovado, Joaçaba poderá realizar a regularização fundiária (lotes em situação irregular) e, a regularização urbana, que se refere as edificações em áreas de APP (preservação ambiental) ou de risco, além de também servir de apoio na revisão do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana”, afirmou João.

O estudo foi realizado pela equipe do CIMCATARINA, composta por engenheiro florestal, engenheiro ambiental, engenheiro sanitarista, geólogo, geógrafo, advogado, biólogo e arquiteto e urbanista.