(49) 3551-2424

1º Fórum Integrado de Educação reúne Joaçaba, Herval e Luzerna

Teatro ficou lotado para o evento

Aconteceu nesta segunda-feira (4), no Teatro Alfredo Sigwalt, o I Fórum Microrregional Integrado de Educação Pública Municipal de Herval d’ Oeste, Joaçaba e Luzerna. O evento abriu oficialmente o ano letivo e contou com a participação de todos os professores das redes municipais de ensino dos três municípios, além dos prefeitos, secretários municipais e autoridades locais.

O Fórum teve início com uma apresentação musical de Amanda Peliciolli e Luiz Fernando Spessatto. Na sequência, foi aberta a palavra para os pronunciamentos, e em seguida o público prestigiou a palestra do professor Cezar Ribeiro Grontowski, que é doutorando em Educação Física, professor há 21 anos e ministrante de palestras e cursos há 17 anos. Na sua palestra, o professor Cézar falou sobre a temática “A Educação no Brasil e a construção do ser professor”.

No período da tarde, os educadores assistiram a “Palestra Show com Música” do professor Roselei Luiz Angst, que é Doutor em Administração e já palestrou para diversos públicos, nacionais e internacionais.

Além do Fórum, a programação da Formação Continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba conta com outras atividades, como o retorno dos professores, com acolhida dos gestores nas suas unidades escolares e organização do espaço e planejamento das atividades, que aconteceu na última sexta-feira (1).  Já nesta terça-feira (5), os educadores tiveram palestras na Educação Infantil com a professora Marizete Rossana Brasil e no Ensino Fundamental com a professora Rôse Maria Makowski, que fizeram um aprofundamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na quarta-feira (6), os coordenadores pedagógicos, diretores e professores realizarão o planejamento anual em seu espaço escolar. Também será promovido para os gestores, coordenadores pedagógicos e equipe pedagógica e administrativa da Secretaria Municipal de Educação um Curso de Formação em Gestão com o professor Amarildo Pedro Biscaro, com a temática “Indicadores de Ensino do Município de Joaçaba”.

Na quinta e sexta-feira (dias 7 e 8), será realizado o planejamento integrado coletivo e individual, bem como a organização do espaço escolar pelos coordenadores pedagógicos, professores e equipe da Secretaria de Educação.

De acordo com a secretária de Educação de Joaçaba, Ana Beatriz Brancher, a parceria dos três municípios foi muito importante na realização do I Fórum Microrregional Integrado de Educação Pública Municipal. “A parceria dos municípios, na realização deste evento, foi muito importante para a Educação, pois trabalhando em conjunto conseguiremos cumprir com qualidade as nossas atribuições”, falou Ana, ressaltando ainda que a Formação Continuada busca a qualificação e formação dos profissionais de Educação do Município para operacionalização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo o Sistema Público Municipal de Joaçaba, considerando a continuidade dos trabalhos já iniciados pela AMMOC , sendo que 2019 é o prazo para sua implantação.

O prefeito Dioclésio Ragnini desejou as boas-vindas e sucesso nas atividades de 2019 a todos os professores e profissionais de Educação. “Sejam todos bem-vindos ao novo ano letivo. Desejo sabedoria e sucesso a todos os professores e profissionais de Educação na condução dos trabalhos”, disse Dioclésio.

Fonte e fotos: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação