(49) 3551-2424

Caso de Hanseníase (Lepra) é confirmado em Piratuba

Um caso de hanseníase, também conhecido por Lepra, foi registrado em Piratuba. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (05) à reportagem do Michel Teixeira Notícias. Segundo as informações, o caso surgiu após exame realizado que constatou sinais da doença em um dos braços do paciente.

Por se tratar de doença de notificação compulsória, ou seja, de comunicado imediato a órgãos epidemiológicos por ser transmitida entre as pessoas, o caso foi repassado à Gerência Regional de Saúde de Concórdia, com acompanhamento da Dive. Detalhes sobre o paciente não foram divulgados. O caso é acompanhado pelas equipes de Saúde.

Lepra

A Lepra ou hanseníase é uma infeção crónica causada pelas bactérias Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis. A infeção geralmente não manifesta sintomas durante os primeiros 5 a 20 anos. Gradualmente, vão-se desenvolvendo granulomas nos nervos, trato respiratório, pele e olhos. Isto pode resultar na diminuição da capacidade de sentir dor, o que por sua vez pode levar à perda de partes das extremidades devido a lesões ou infeções sucessivas que passam despercebidas ao portador. Estes sintomas podem também ser acompanhados por diminuição da visão e fraqueza.

Fonte: Michel Teixeira