(49) 3551-2424

Vereador sugere instalação de um Colégio em Regime Militar na escola Odilon Fernandes em Herval

Foto ilustrativa

Aprovado na sessão desta segunda-feira, (19), o Requerimento nº102/2018, de autoria do vereador Sérgio Moacir do Nascimento – Serginho- (PP), que solicita que sejam encaminhados ofícios aos Comandos do Batalhão da Polícia Militar em Herval d’Oeste do Corpo de Bombeiros em Joaçaba, solicitando agendamento de reunião, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e diretoria da Escola Odilon Fernandes. A finalidade é para dar início as tratativas para a instalação de Colégio em Regime Militar no município de Herval d’Oeste, destacando o modelo de ensino adotado por esta instituição, com a possibilidade da aplicação deste modelo na Escola Estadual Odilon Fernandes. A unidade de ensino tem gestão compartilhada com o município.

Conforme Serginho, as práticas didático-pedagógicas nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), principal referência que estabelece os princípios e as finalidades da educação no País.

De acordo com a LDBEN, todos os estabelecimentos de ensino do País devem possuir uma proposta pedagógica própria, verdadeira síntese dos objetivos e da orientação que imprimem à ação educacional. Entre outras características, a proposta pedagógica dos Colégios Militares prioriza princípios e práticas de um ensino moderno e atual. “Os Colégios têm como meta levar seus alunos à descoberta das próprias potencialidades, à autorrealização, à qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos, educados conforme os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro”.

O vereador destaca que, o Colégio Militar investe na qualidade de ensino por meio de práticas inovadoras que conduzem a uma educação integral, possibilitando ao educando o desenvolvimento simultâneo das áreas cognitiva, afetiva e psicomotora. “Os colégios militares são instituições de ensino que trazem a filosofia e conduta militar ao ensino fundamental e ensino médio. Geralmente, seus alunos são filhos de militares e estudantes que ingressaram na instituição por meio do processo seletivo, que é realizado todos os anos, com vagas abertas para a 6ª série do ensino fundamental e 1º do ensino médio.

“Além de uma educação de qualidade, os colégios militares são característicos por conta de sua rígida posição em relação a disciplina e uniformes padronizados que lembram as cores do exército. Em um colégio militar, alunos indisciplinados não são aceitos na instituição e até pequenos descuidos, como entrar na escola com o cabelo desarrumado, podem fazer um estudante ser expulso da instituição. Geralmente cada aluno possui 10 pontos em sua conduta dentro da escola e quando esse número desce muito, chegando na casa dos 4 pontos, ele participará de uma comissão onde será decido sua permanência ou expulsão da unidade escolar”.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa