(49) 3551-2424

Joaçaba realiza últimas Conferências Públicas para revisão do Plano Diretor

Foto Divulgação

O Município de Joaçaba encerra no dia 21 de novembro mais uma etapa da revisão do Plano Diretor, com a realização da última Conferência Pública, que será extraordinária e é destinada aos bairros Flor da Serra, Brisas e Zona Universitária.  O evento será realizado no Ginásio Flor da Serra, às 19h.

Até o momento foram realizadas dez conferências públicas, que tiveram a participação dos bairros Nova Petrópolis, Santa Helena, Zona Rural, Distrito Industrial, São Brás, Vila Remor, Jardim Lindóia, Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Cidade Alta, Contestado/Clara Adélia, Menino Deus, Centro, Tobias, Boa Vista, Monte Belo, Vila Pedrini, João Paulo II, Anzolin, Cruzeiro do Sul, Alvorada, Santa Tereza, Flor da Serra, Caetano Branco, Bela Vista e Frei Bruno. Na oportunidade, a população que se fez presente pode manifestar suas sugestões e opiniões para a Revisão do Plano Diretor.

A conferência é o ato pelo qual é feita a apresentação da Proposta de Lei do Plano Diretor com o intuito de ouvir a comunidade sobre as necessidades e potencialidades regionais, através da setorização por bairros.

As consultas públicas em geral foram organizadas de acordo com a resolução 25 de 2005 pelo Conselho das Cidades, propiciando que a população, de forma democrática e participativa promova a validação da proposta de Lei, elaborada após todo o processo de estudo, debates, e contribuições recebidas dos mais diversos segmentos da sociedade.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de planejamento e desenvolvimento urbano municipal, o qual detém como objetivo preservar os hábitos e culturas tradicionais de sua população integrados com o crescimento ordenado da cidade (expansão urbana) e as condicionantes ambientais característica da região, bem como o desenvolvimento sustentável e o bem estar social, por isso  a contribuição da população é fundamental em todas as fases do processo, de elaboração, implementação, monitoramento e fiscalização, pois será a base para a construção que norteará o desenvolvimento da cidade.

A próxima fase será a análise de todas as sugestões coletadas nas conferências, bem como as contribuições dos munícipes pela Comissão Técnica de Revisão, juntamente com a equipe do CIMCATARINA e da Coordenaria Municipal de Planejamento, que está à frente da revisão.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa