(49) 3551-2424

Luzerna faz parceria para promover responsabilidade social

Prefeitura de Luzerna – imagem de arquivo

Gerar economia aos cofres públicos e promover inclusão profissional para os estudantes da rede municipal de ensino. Esses são os objetivos da Prefeitura de Luzerna, ao fechar uma parceria com a 1Doc, plataforma especializada em comunicação, atendimento e gestão documental para órgãos públicos.

Desde o último dia 23 de agosto, o município de Luzerna adotou a solução da 1Doc, que possui mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, gerando rapidez nos atos administrativos e permitindo transparência e acesso informação a todos os cidadãos. Desta forma, será possível dar respostas aos pedidos e requerimentos, nos prazos estabelecidos em lei, via internet.

Como resultado dessa parceria, todo o valor que a Prefeitura investiria na plataforma será revertido para o programa “Educação para o Mundo do Trabalho”, que tem como objetivo capacitar alunos da rede municipal de ensino em diversas áreas de conhecimento, como mecânica básica e avançada, eletricidade e instalações, montagem e manutenção de computadores, programação em informática, entre outras ligadas à tecnologia e empreendedorismo.

Mensalmente a 1Doc emitirá uma fatura à Prefeitura, e a gestão prestará contas da reversão do pagamento para o investimento no projeto. Segundo o prefeito Moisés Diersmann, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento profissional de crianças e adolescentes. “O dia a dia das empresas vem para dentro desse programa, e para o jovem faz sentido, uma vez que ele passa a desenvolver uma atividade que possui forte ligação com o mercado de trabalho”, afirma.

Para Jéferson de Castilhos, sócio-fundador da 1Doc, parcerias dessa natureza são essenciais, pois a educação é a chave para um Brasil melhor. “Os órgãos públicos, assim como toda organização empresarial, precisam de pessoas com conhecimento para atuar em suas áreas estratégicas. Este projeto será o espelho que mostrará ao setor público e à população que investir em informatização traz benefícios para todos”, afirma.

Transparência na gestão pública

Com a adoção da plataforma 1Doc, a Prefeitura de Luzerna também irá aumentar a eficiência de seus serviços à população, permitindo transparência e acesso à informação a todos os cidadãos. Desta forma, possibilita-se ainda oferecimento de resposta aos pedidos e requerimentos, nos prazos estabelecidos em lei, via internet.

De acordo com estimativas preliminares da 1Doc, com a informatização na gestão, a Prefeitura de Luzerna, que possui cerca de 5,5 mil habitantes, conseguirá uma economia mensal de cerca de R$ 5 mil. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel. Com a plataforma, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento ao cidadão seja simples e transparente.

De acordo o prefeito, a plataforma tem o objetivo de trazer maior agilidade na gestão de Luzerna. “As ferramentas tecnológicas vêm para tornar a gestão pública mais eficiente e a população precisa acompanhar todas as solicitações feitas junto ao município”, avalia.

Fonte: Assessoria de Comunicação