(49) 3551-2424

Alunos que desenvolveram aplicativo participam de reunião da Câmara

Cinco jovens meninas unidas com o mesmo objetivo. Desenvolver um aplicativo para celular cujo tema resolva um problema social. Na sessão da última segunda-feira (17), os vereadores joaçabenses conheceram a história do grupo de estudantes de Luzerna e de Joaçaba, que tiveram o protótipo de um aplicativo para celular voltado a pessoas com Síndrome de Down classificado entre os melhores do mundo na maior competição de tecnologia e empreendedorismo exclusivamente para meninas, a Tecnovation Challenge.

O aplicativo Life4Dow, desenvolvido pelas alunas Geovana Maziero Camarotto, Rafaela de Souza Fiorin, Gabrielle Schroeder, Maria Eduarda Dalla Lana Carara e Heloise Cristina Parolin Volpi, (todas com idade entre 11 e 14 anos) alcançou o prêmio de Campeão Regional da América Latina na categoria Junior. Elas tiveram como mentora do projeto a empresária Adriana Carla Maziero Camarotto que, de forma voluntária, coordenou o trabalho das meninas que aprenderam a programar por meio de workshops e tutoriais da internet.

Adriana, que já atua no segmento de automatização de máquinas e equipamentos (Tricam Sistemas Embarcados), disse que as mulheres precisam deixar de ser meras consumidoras de tecnologia para também desenvolvê-las e que o grupo de meninas que até então não se conheciam, se reuniu com o mesmo propósito, desenvolver um projeto para participar da competição. Adriana disse que o próximo passo do grupo, na competição do Tecnovation de 2019, será dar sequência ao projeto para torná-lo comercialmente viável.

O vereador Ricardo Antonello, que foi quem fez o convite para o grupo estar na Câmara, disse que a principal habilidade das pessoas no século XXI deve ser ‘aprender a aprender’. “É preciso se adaptar a este novo tempo e estar sempre disposto a buscar novos conhecimentos. Estas meninas são um excelente exemplo e estamos orgulhosos por todas vocês”, disse ele.

Life4Down

O aplicativo atende às pessoas portadoras da Síndrome de Down, em suas limitações de aprendizado. Life4dow é um app acessível, lúdico, divertido, útil e fácil de usar, possibilitando aos usuários mais autonomia para resoluções de problemas do dia-a-dia. É voltado também aos pais e educadores.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação