(49) 3551-2424

Comissão de trabalhos quer comprovar milagre de Frei Bruno

Frei Alexsandro Ciarnoski, vice-postulador da causa

Há quatro anos, uma Comissão trabalha para tornar Frei Bruno Linden um santo da igreja Católica. O processo de beatificação foi finalizado em fevereiro deste ano e o assunto ganhou destaque durante a reunião Ordinária do Poder Legislativo Xaxinense, desta quinta-feira, 13, quando o pároco da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e vice-postulador da causa, Frei Alexsandro Ciarnoski, explanou sobre o assunto.

De origem alemã, nascido em 8 de setembro de 1976, Frei Bruno desembarcou no Brasil, mais precisamente em Salvador, Bahia em 12 de julho de 1894. Foi então que iniciou sua caminhada de fé em terras brasileiras passando por diversas cidades. Na região Oeste Catarinense, Frei Bruno chegou em 1926, permanecendo até 1945 em Rodeio e na sequência, assumiu como pároco da Igreja de Xaxim, de 1945 a 1955, quando chegou ao município com 70 anos e com a saúde já debilitada, como explicou o vice-postulador.

Mesmo com idade avançada, Frei Bruno cumpria seu roteiro de visitas a doentes e missas sempre a pé e não aceitava caronas, dizia que o guarda-chuva que carregava consigo, servia para proteger do sol, da chuva e ajudava a se apoiar nos barrancos, lembrou Frei Alex. Foi durante o período que Frei Bruno permaneceu em Xaxim que foi construída a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, considerada uma das mais lindas do Estado, com arquitetura diferenciada. Já debilitado, Frei Bruno foi transferido para Joaçaba, onde veio a falecer em 25 de fevereiro de 1960, às 8horas da manhã.

Processo de beatificação

Muitas são as histórias de Frei Bruno em sua caminhada na vida religiosa e foram os testemunhos de inúmeras pessoas em diversos lugares que fizeram com que iniciasse o processo para transformar Frei Bruno em Santo, em 2013. Segundo Frei Alex, o primeiro passo foi dado naquele ano, onde o Provincial solicitou ao Bispo de Joaçaba, local onde está enterrado o corpo de Frei Bruno, autoridade para fazer abertura do Processo, onde Dom Mário foi nomeado como coordenador do processo no Brasil e Frei Giani, coordenador do Processo em Roma

Para isso foi preciso montar uma Comissão de Trabalho e de acordo com Alexsandro, a maioria das pessoas são da cidade de Xaxim. No Tribunal Eclesiástico, responsável por coletar os depoimentos, estavam o Frei Davi, De Herval d´Oeste, o Frei Clair de Chapecó e auxiliando na Secretaria, Claudio Orso e Micheli Selig. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo da Elizabeth Chitolina e na Comissão Histórica, responsável por recolhimento dos documentos desde seu nascimento na Alemanha até as atas de seu falecimento em Joaçaba, Frei Clarêncio e Iraci Lopes da Silva, pontuou o vice-postulador.

Após vários anos de trabalho, inclusive com coleta de depoimentos de 33 pessoas que conviveram com Frei Bruno, sendo 10 de Xaxim, no dia 25 de fevereiro deste ano, às 08horas da manhã, exato momento do falecimento de Frei Bruno, foram lacradas as caixas com toda a documentação na cidade de Joaçaba e enviados a Roma, comenta Frei Alex com muita alegria.

Em busca do Milagre

De acordo com ele, em Roma o processo iniciou em maio deste ano e no momento está em fase de avaliação da vida de Frei Bruno. Enquanto isso, a Comissão de Trabalhos aqui no Brasil está em busca por um milagre, sendo este uma das exigências da Igreja Católica, entre tantos outros.

Segundo o Frei, há três casos de milagres em fase de estudo e busca de documentos, todos casos de cura. “Um deles em Xaxim, um em Joaçaba e outro em Rio do Sul e estamos buscando o que possui maior número de documentos e provas que dizem respeito a cura, por intercessão de Frei Bruno”. Depois disso a documentação será enviada à Roma e colocada a apreciação de 70 médicos, inclusive profissionais Ateus, que farão uma avaliação idônea, de que a cura aconteceu de uma forma que a ciência não consegue explicar.

A partir do momento que está fase cessar e a Igreja Católica comprovar o milagre, o Papa Francisco pode marcar a data da Beatificação. Depois disso, a Igreja católica pede mais um milagre, que este depende de Frei Bruno e de Deus.

Segundo Alexsandro, a principal dificuldade neste processo foi trabalhar com diferentes línguas, pois os documentos oficiais da Igreja Católica são em latim, o manual de instrução em espanhol, a comunicação e correspondências com Roma, em italiano e o processo em Português, porém, todas elas foram superadas.

Potencial turístico

A expectativa  que dentro de dois anos, a Comissão receba uma resposta positiva de Roma sobre o processo e Alex alerta que o município tem muito a ganhar com isso, pois poderá se transformar em um grande centro de turismo religioso. Aliás, quanto a isso, o vice-postulador adianta que a antiga casa do Frei, a Canônica, sua parte superior será planejada para se transformar em um Centro histórico, estando à disposição, documentos de Frei Bruno, fotos, roupas, para quem quiser visitar.

Fonte e fotos: Sandra Angonese/Câmara de Vereadores de Xaxim