(49) 3551-2424

Está proibido utilizar a praça em frente ao CERT de Joaçaba como estacionamento

Imagem de arquivo

Depois de participar de algumas reuniões, a Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Joaçaba decidiu implantar uma determinação que deveria ter sido tomada a partir do dia 31 de julho deste ano, que proíbe o estacionamento de veículos na praça em frente ao Centro Educacional Roberto Trompowsky (CERT).

Isso já vem de algum tempo, e para não se tomar de imediado essa decisão que não parte só de mim e sim ela é comunitária, nós já vinhamos avisando as pessoas que realizam eventos no teatro e na igreja, de que a partir do dia 31 de julho, essas autorizações não seriam mais dadas”, explicou Wilton Werner Zukowski, diretor do Trânsito.

Segundo o diretor, se criou uma cultura de que o local poderia ser utilizado para estacionamento de veículos, em especial para os pais que tem filhos que estudam no colégio CERT.

Essa ideia é equivocada, até porque esse é um local de grande circulação de pedestres e ciclistas, sem contar que fica em frente a um colégio com um grande fluxo de crianças. Então essa liberação de certa forma era contraditória”, explica Wilton.

O diretor deixa claro que os motoristas que necessitarem estacionar o seu veículo nesta região, terão que encontrar outra alternativa, como o Estacionamento Rotativo e também os estacionamentos pagos.

Ele confirmou que está sendo elaborado um projeto para revitalização e valorização da praça em frente ao CERT, e que este projeto deverá ser apresentado em breve pelo Instituto de Arquitetos e Urbanistas do Vale do Rio do Peixe.

Com base nesse trabalho a ser apresentado, deverá ser deixado espaços para vans escolares e para pais que tenham filhos com dificuldade motora (cadeirantes) poderem desembarcar com segurança no local”.

Wilton Zukowski confirmou que atualmente apenas um pai tem a autorização solicitada via Ministério Público (MP), para usufruir do estacionamento da praça, porque a sua filha que é cadeirante necessita chegar até próximo a entrada do CERT.

Exceto esse caso, os demais que usarem a praça do colégio como estacionamento a partir de agora poderão ser autuados pela Polícia Militar (PM), inclusive nos dias de apresentações do teatro Alfredo Sigwalt e quando em promoções da catedral Santa Terezinha”, concluiu o diretor de Trânsito da Prefeitura de Joaçaba.

Por Julnei Bruno