GÊMEAS COMEMORAM UM SÉCULO DE VIDA.

gemeas

As gêmeas Ermelina e Avelina têm 100 anos de convívio e cumplicidade. No final de semana, elas comemoram um século de vida com uma festa para toda a família em um restaurante de Criciuma, no Sul do estado. Entre os parentes, elas têm outro par de gêmeas, bisnetas de 12 anos.

Vestidas com as roupas iguais, as duas davam risadas das lembranças de vida. “Eu estou muito contente sim”, resumiu Avelina Ana Dagostim Zanivan. Já Ermelina Raquel Dagostim Darós tem dificuldades para falar.

“Eu acho que não temos vírgula nenhuma para reclamar de nada, mas simplesmente agradecer por tudo aquilo que ela foi e que nos deixa, e continua nos deixando”, afirmou Ademar Darós, filho de Ermelina.

“Foi uma pessoa muito dedicada à família, desde que eu me conheço de pequeno”, resumiu Valtermar Zanivan, filho de Avelina.

Filhos, netos e bisnetos

Elas nasceram em 25 de julho de 1918 em Criciúma e desde pequenas trabalharam na lavoura. Avelina tem quatro filhos, 11 netos e dois bisnetos. Ermelina teve uma família maior: tem 10 filhos, 26 netos e 18 bisnetos.

Entre os bisnetos, há as gêmeas Júlia e Giovana, que contam que também querem chegar aos 100 anos. “É muita gente, a família toda reunida, é uma coisa muito boa. Então acho que a gente espera, sim”, afirmou Giovana.

A vida foi dura com o trabalho na lavoura, dedicação que serve de exemplo para toda a família. Mas elas também deixaram outros aprendizados. “Tudo o que ela me ensinou foi essencial para a minha vida: a humildade, paciência, ela é muito paciente, e a oração acima de tudo”, disse a neta de Ermelina Regiane Darós.

Fonte: G1-SC