(49) 3551-2424

DERRUBEM A PONTE DE MARCELINO RAMOS! uma incrível historia que poucos conhecem.

FB_IMG_1532562884758
 A internet sem sido útil também para resgatar historias.  E nesta região tem muitas. Eis uma delas que está inserida no grupo “marcelinenses”, criado exatamente para resgatar acontecimentos da pequena cidade nascida da construção da estrada de ferro que ligava São Paulo com Rio Grande do Sul, passando pelo Vale do Rio do Peixe.
Era o ano de 1961. Com a renúncia de Jânio Quadros da presidência do Brasil, no sul e sudeste nasceria o movimento da Legalidade. Liderado pelo Governador gaúcho Leonel Brizola foi no sentido de dar posse ao vice-presidente João Goulart (cunhado), que estava retornando de uma viagem à China. O general José Machado Lopes, do 3º Exército deu apoio. Outros setores da sociedade – notadamente os militares – defendiam um rompimento na ordem jurídica, com o impedimento da posse do vice-presidente e a convocação de novas eleições.
No mesmo ano, soldados do 3º Batalhão Ferroviário de Vacaria, foram deslocados no sentido de proteger a ponte ferroviária de Marcelino Ramos. Era a única ligação com o sul do Brasil. A ordem era DERRUBAR A PONTE DE FERRO, se forças vindas do centro do País tentassem se deslocar para o Rio Grande do Sul. Entre os enviados, estava meu irmão, Danilo Antônio Molon (com violão) e o conterrâneo Dorvalino Bernardi (com gaita). Ficaram várias semanas em Marcelino Ramos, de plantão, em época de escassas comunicações,  aguardando ordens sobre o destino da ponte. Felizmente ouve acordos que permitiram a posse de João Goulart e a belíssima obra foi preservada. Há dois anos passei de carro sobre a histórica construção, que evoca muitas emoções.
Danilo veio a falecer em 1974, em acidente rodoviário, tendo o fato da prontidão na ponte, marcado profundamente o seu serviço militar obrigatório.
Marcelino Ramos continua bela, recordo o centro, o Santuário de Nossa Senhora da Salete e o Balneário de Águas Termais.Fotos: 1. A foto dos músicos, deve ter sido um momento de descontração.
2. Ponte – Foto Iris, Ponte do Rio Uruguai- M.Ramos
3. Cidade de Marcelino, com a passagem do trem Maria Fumaça.
Publicado por Floriano MolonFB_IMG_1532562884758 FB_IMG_1532562879202 FB_IMG_1532562890240