(49) 3551-2424

Prefeitura de Luzerna e Banco do Empreendedor lançam o Programa Juro Zero Municipal

Evento contou com a presença de bom público

A Prefeitura de Luzerna lançou na manhã desta sexta-feira (25) o Programa de Microfinanças que institui o Juro Zero, financiamento que beneficiará os microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas do município. O lançamento ocorreu na Câmara de Vereadores. O operador do programa será o Banco do Empreendedor, uma das maiores organizações de microcrédito de Santa Catarina e que atua também na Região do Meio-Oeste catarinense.

Os microempreendedores individuais terão direito ao um crédito de até R$ 3 mil a serem pagos em oito parcelas, sendo que a última será paga pela Prefeitura, caso as outras sete forem quitadas em dia pelo MEI. No caso da microempresa, o valor liberado é de até R$ 5 mil, a serem pagos em 12 vezes, sendo as duas últimas pagas pela Prefeitura.

Será possível a concessão de um segundo empréstimo no mesmo valor e condições. O objetivo do programa é possibilitar o acesso ao crédito/empréstimo que servirá como estímulo ao desenvolvimento econômico do município e geração de emprego e renda.

De acordo com o diretor-superintendente do Banco do Empreendedor, Luiz Carlos Floriani, Luzerna não é somente o segundo do estado de Santa Catarina a implantar o programa, mas o primeiro do interior do estado de Santa Catarina e o segundo do Brasil a adotar o programa de incentivo ao empreendedorismo subsidiando juros para alavancar as atividades do microempreendedor individual e também da microempresa.

Para nós do Banco do Empreendedor, na realidade, nós somos estimuladores do desenvolvimento social e especialmente no empreendedorismo, mas funcionamentos única e exclusivamente na função de operadores de crédito. Entendemos que é um papel muito relevante estabelecer, juntamente com o Executivo Municipal, um ambiente favorável a sua cidade”, destacou Floriani.

Para o prefeito Moisés Diersmann, a dificuldade com que as micro e pequenas empresas têm para captar crédito fez surgir a ideia da criação de um programa de incentivo a esses trabalhadores.

A micro e pequena empresa e o empreendedor sempre têm dificuldade de acessar crédito, até porque tem que dar em garantia muita coisa e não é fácil conseguir crédito com juro hoje atrativo. Então, pensando nisso, o Poder Público, sim, formaliza esse programa, hoje o parceiro é o Banco do Empreendedor, e esse microempresário, pequeno empresário ele tem a chance de adquirir um recurso a juro zero, parcelado, então ele paga em dia as parcelas e as últimas parcelas, que seria o juro, o Poder Público paga. A gente vê que vai gerar um estímulo maior , formalização de negócios, giro de recursos na economia e emprego. Então veja bem, você tendo facilidade de abrir um negócio, tendo redução de tributo e crédito atrativo, a gente estimula sim as empresas e aí com isso hoje nós estamos com um índice muito interessante em Luzerna que é, para cada nove habitantes um negócio formalizado, ou seja, uma cidade que tem 5,7 mil habitantes tem mais de 630 alvarás de negócios, o que para nós é muito importante”, concluiu Diersmann.

O Banco do Empreendedor já é parceiro da Prefeitura de Florianópolis que lançou o Juro Zero Floripa, o primeiro da modalidade em nível municipal.

O atendimento ao MEI e ao microempresário será feito pelos agentes de crédito do Banco do Empreendedor e o agendamento poderá ser feito na sala do Empreendedor da Prefeitura de Luzerna ou pelo telefone (49) 3521- 0756.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa