(49) 3551-2424

Luzerna terá Pronto Atendimento para casos urgentes

Foto Divulgação

Visando dar mais agilidade, qualidade e eficiência aos serviços prestados, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social passa a adotar a partir do próximo mês um novo sistema de atendimento em Luzerna. Voltado às pessoas que necessitam de atendimento imediato, ou seja, que não possam aguardar o agendamento, será implantado no dia 04 de junho o Posto de Atendimento a Demanda Espontânea (P.A.) de Luzerna.

O P.A. de Luzerna funcionará junto ao ESF Vila Alemanha, no centro, e estará disponível a toda a população do município, entretanto, apenas para casos de atendimento imediato. O horário de funcionamento será das 7h45 às 11h45 e contará com uma equipe formada por técnico em enfermagem, enfermeiro e médico clínico geral. A equipe irá realizar a triagem dos pacientes e serão atendidos aqueles que se enquadrarem nas exigências do atendimento imediato.

Conforme o secretário de Saúde, Luiz Fernando Peruchini, serão atendidos pela equipe do P.A. pacientes que apresentarem alterações de sinais vitais como temperatura, pressão, dores agudas, processos de agravamento de doenças crônicas, sintomas de doenças infecciosas que possam trazer risco de endemias à população, entre outros.
“Aos pacientes que necessitarem de atendimento imediato à tarde, cujos sintomas caracterizem um quadro agudo que não possa aguardar o outro dia, poderão procurar as unidades de saúde da família, onde serão triados pela equipe de enfermagem que determinará a urgência de cada caso”, explica.

O sistema foi estudado com base no modelo adotado até então pelo município. A forma de atuação foi amplamente discutida com diversos profissionais do setor de Saúde, com foco no rápido atendimento a casos mais delicados e precisam de atenção imediata.

A fim de fornecer mais detalhes à população sobre o novo sistema de atendimento uma apresentação está marcada para o dia 04 de junho, data de implantação do novo sistema, durante a sessão da Câmara de Vereadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa