(49) 3551-2424

Nível do Rio do Peixe ainda não preocupa abastecimento de água pelo Simae

Apesar da imagem nível do Rio do Peixe não preocupa Simae

Apesar dos vários dias sem uma chuva constante e torrencial no município e na região de Joaçaba, a situação quanto ao abastecimento de água ainda não preocupa.

Quem passa nas proximidades das margens do Rio do Peixe por Joaçaba ou Herval d´Oeste, fica preocupado ao observar o nível em que se encontra o rio. Mesmo assim, a situação não é preocupante segundo o diretor presidente do Simae, Paulo Lamin.

Segundo ele, atualmente o Rio do Peixe está com o seu nível abaixo da média, mas isso não preocupa a autarquia que presta o atendimento no fornecimento de água para os moradores das duas cidades e também de Luzerna.

Para se ter uma ideia, nos últimos cinco dias o nível mínimo que o Rio do Peixe chegou foi 70 centímetros, sendo que a gente com menos de 45 centímetros não se preocupa em termos de captação de água para o abastecimento ao público. Isso não significa que as imagens do rio não sejam impactantes”, explicou Lamin.

O diretor presidente do Simae fez questão de tranquilizar a população, ao afirmar que “fazem quase 10 anos que eu trabalho aqui, e eu nunca vi o Rio do Peixe baixar dos 40 centímetros”.

A chuva do último final de semana, segundo Paulo Lamin, ajudou na captação de água mas está longe do ideal. Ele confirmou que por enquanto neste mês de abril, a Estação Pluviométrica do Simae, localizada na Avenida Caetano Natal Branco registrou aproximadamente 38 milímetros de chuva, o que é quase metade do que foi registrado no ano passado.

Se nós fizermos um comparativos entre os quatro primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2017, os números praticamente se equivalem, ou seja, a metragem do Rio do Peixe nestes meses num comparativo entre os dois anos ficou em torno de 640 milímetros”, disse Paulo Lamin.

Concluindo, o diretor presidente do Simae diz que a previsão do tempo para os próximos dias, aponta que deverá acontecer uma chuva intercalada que poderá fazer com que haja uma captação de aproximadamente 50 milímetros.

Por Julnei Bruno