(49) 3551-2424

O HOMEM MAIS PESADO DO MUNDO

1-juan-pedro-franco-que-nao-deixa-o-quarto-ha-anos-tem-no-cao-barbas-um-amigo-inseparavel

O mexicano Juan Pedro Franco, de 33 anos, entrou pelo Guinness, o livro dos recordes, como o homem mais pesado do mundo – chegou a ter 595 quilos. Hoje, trava uma batalha pessoal para voltar a ter uma vida em que possa ficar de pé e andar sozinho.

Segundo os médicos, uma dieta inadequada e um problema nas glândulas tireoides foram os dois principais fatores que fizeram ele ficar tão obeso.

Mas agora Juan Pedro está imerso em um tratamento que o fez perder 220 quilos em um ano – em maio, uma cirurgia reduziu seu estômago em 80%. As mudanças são visíveis: com menos peso, já ganhou alguma qualidade de vida.

Depois de anos preso a uma cama, ele já consegue dar alguns passos, ficar de pé por alguns minutos e fazer exercícios.

Nesta semana, vai se submeter a outra intervenção cirúrgica chamada de bypass gástrico. Nesse tipo de procedimento, parte do estômago é grampeada e o intestino, desviado de forma que menos alimentos sejam digeridos e, mesmo assim, a pessoa tenha a sensação de saciedade.

Até os seis anos, Juan Pedro Franco ganhou uma média de 10 kg por ano  (Foto: Arquivo pessoal/Juan Pedro Franco)

Até os seis anos, Juan Pedro Franco ganhou uma média de 10 kg por ano (Foto: Arquivo pessoal/Juan Pedro Franco)

A expectativa é que essa cirurgia o leve a atingir, nos próximos meses, um peso saudável.

Poucas horas antes de ir para o hospital, o rapaz conversou com a BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, e compartilhou sua história.

Obesidade infanto-juvenil

Juan Pedro é de Aguascalientes, na região central do México, mas há um ano vive em Guadalajara para estar mais perto da clínica e dos médicos que o atendem.

Sentado sobre uma cama reforçada e respirando com ajuda de um cilindro de oxigênio, ele lembra da vida em sua cidade natal.

Tecer cachecóis ajuda Juan Pedro Franco, que está há três anos sem sair do quarto, a passar o tempo (Foto: BBC)

Tecer cachecóis ajuda Juan Pedro Franco, que está há três anos sem sair do quarto, a passar o tempo (Foto: BBC)

“Minha vida de criança era de brincadeiras, de jogar futebol com meus amigos, de ficar na rua. Era muito divertida”, recorda.

Segundo ele próprio, era uma “infância normal, entre aspas”. “Porque desde pequeno eu era obeso”. Franco nasceu com 3,5 kg, mas até os seis anos ganhou, em média, 10 kg por ano.

“As pessoas estão acostumadas a falar às crianças: que gordinha, que bonita! Disseram à minha mãe que isso (o ganho de peso) ia parar.”

Aos 15 anos, Juan Pedro pesava 200 kg. À época, trabalhava como ajudante em lojas ou costurando roupas.

Juan Pedro Franco Image caption Juan Pedro se mudou com os pais para Guadalajara para ficar mais perto dos médicos (Foto: BBC)

Juan Pedro Franco Image caption Juan Pedro se mudou com os pais para Guadalajara para ficar mais perto dos médicos (Foto: BBC)

E a escola? “Não terminei os estudos por causa do bullying, por causa de tudo o que me diziam e me faziam. Tive que sair”, lamenta.

Juan Pedro diz que os adolescentes são “um pouco cruéis”. Ele se lembra da enorme quantidade de apelidos que lhe deram. “Todos os dias me falavam: Como quer ser chamado hoje?”, conta, com um sorriso tímido.

Fonte g1