(49) 3551-2424

CDL de Herval d’ Oeste discute implantação de projeto de reorganização do trânsito

Circulam entre as três cidades – Joaçaba Herval d’ Oeste e Luzerna, atualmente 42.137 veículos – entre carros, motos, caminhões, entre outros, conforme dados atualizado pelo  Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra/SC) até o mês de setembro. Joaçaba  somou até o fim do mês passado 23.503 veículos. Já Herval d’ Oeste, possui 14.010 e Luzerna 4.624.

Com as estimativas de população divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de  projeção onde Joaçaba soma 29.608 habitantes, Herval d’ Oeste 22.443 e Luzerna 5.705; a estatísticas demonstram que existe 1,37 veículo por habitante.

Com a preocupação em melhorar o tráfego entre as cidades, membros da comissão que estuda a implantação de mudanças no trânsito de Herval d’ Oeste estiveram reunidos nesta sexta-feira (27), com representantes de entidades de Herval d’ Oeste e do poder público em encontro, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Herval d’ Oeste (CDL) e Associação Comercial e Industrial (ACIHO) com a finalidade de discutir o andamento do projeto que propõe alterações no trânsito da área central da cidade.

O assessor parlamentar do deputado estadual Milton Hobus (PSD), Ricardo De Marco destacou que o parlamentar está auxiliando na busca de emenda de cerca de R$ 300 mil para viabilizar o projeto.

A comissão vem se reunindo há cerca de um ano com propostas de reorganização do trânsito, que visa melhorar o fluxo de veículos e valorização do comércio local contemplando principalmente o comércio do município. Contando inclusive com a consultoria de um engenheiro de mobilidade urbana da FURB.

Foram apresentadas duas propostas: a parceria com Joaçaba, na implantação de mão única entre as pontes, transformando ela em um anel viário, sendo estudado ainda qual o sentido do fluxo dos veículos – horário ou anti-horário. Com essa mudança, possibilitando por meio do Plano de Mobilidade Urbana a construção de ciclovia e distribuição do trânsito pesado entre as cidades.

Já a outra proposta, que está concluída, conta com alterações apenas nas ruas centrais de Herval d’ Oeste e conforme a comissão, além de possibilitar um tráfego melhor para o transporte coletivo e caminhões, as mudanças possibilitam o aumento das vagas de estacionamento. As mudanças podem ser implementadas no próximo ano.

De acordo com o presidente da CDL de Herval d’ Oeste, Joceli Andrade, as mudanças são embasadas na opinião de lojistas e dos proprietários de imóveis. “Sempre buscamos a informação desde nosso associado, população e do poder público, tendo como objetivo apontar as possíveis causas dos problemas atuais no trânsito, e identificar algumas soluções para nossa cidade, principalmente para melhorar o fluxo de veículos que se intensifica nos horários de pico, incrementar o comércio e ampliar o número de vagas de estacionamento com a implantação de sistema de estacionamento rotativo”, pontuou.

Fonte: Assessoria de Comunicação