(49) 3551-2424

Mundo SENAI recebe cerca de 6,5 mil visitantes na região

Visitação foi grande no Mundo Senai

Os projetos apresentados durante os dois dias de Mundo SENAI na região Centro, mostrou oportunidades de formação da instituição. Nos dias 14 e 15 de setembro, oficinas, exposição de projetos e visitas guiadas apresentaram as opções de cursos que aproximam jovens e adultos do mercado de trabalho.

O evento foi um sucesso, a unidade do SENAI Luzerna recebeu cerca de 3 mil visitantes entre alunos e a comunidade. Já Campos Novos foram 2 mil pessoas e Capinzal 1,5 mil pessoas.

A aluna Sarah Moraes, de 14 anos, estudante do oitavo ano da Escola São Francisco de Luzerna, que ainda faz o Curso de Aprendizagem no SENAI, participou pela primeira vez do Mundo SENAI. Ela e seu grupo apresentaram o projeto que é um aplicativo chamado “100 Deprê”, um meio de auxiliar pessoas com depressão, para que possam fazer atividades ao ar livre, desabafar no aplicativo que tem o diário pessoal. “Iniciamos nosso trabalho com a participação no Technovation Challenge, que estimula meninas a desenvolverem um projeto que resolva um problema social, através do uso da tecnologia. O aplicativo tem diversas funcionalidades. Com o login é possível descrever sensações e monitorar. Além disso, iremos aprimorá-lo com a guia do profissional, que a psicóloga que acompanha o usuário também consegue acompanhá-lo”, explica. “Participar desse evento é uma grande oportunidade e um modo diferente de aprender e desenvolver nossas habilidades”.

As unidades do SENAI da região tiveram exposição de mais de 50 projetos. Em Luzerna trabalhos ligados à área de segurança do trabalho, mecânica, técnico em automação, eletrotécnica, informática e outros de aprendizagens. Em Capinzal projetos ligados à área de alimentos e mecânica e, em Campos Novos projetos de mecânica e eletrotécnica.

Durante o evento, a comunidade pode conhecer a infraestrutura das unidades do SENAI, e o universo das profissões por meio dos projetos desenvolvidos pelos cursos que promovem a formação profissional e tecnológica e a inovação.

Conforme a diretora das Unidades do SENAI do Meio Oeste, Silvana Meneghini, foram apresentados projetos dos cursos de iniciação, aprendizagem e técnico. “A comunidade e os pais compareceram a unidade, bem como alguns empresários da região, puderam conhecer projetos inovadores desenvolvidos por nossos alunos. Esses futuros profissionais usam em sua maioria a tecnologia como aliada. E, podem inspirar outros futuros profissionais na decisão de sua profissão, com a oportunidade de conhecer mais sobre a indústria, além de descobrir os caminhos e se qualificar para o trabalho na indústria. ”, explica.

Outro projeto com grande visitação foi o Shield Smart System, um projeto de automação e iluminação residencial. Os alunos desenvolveram o modelo com aplicativos para acionar o sistema que abre e fecha portas e ainda regula iluminação do ambiente. “São situações inovadoras que os alunos desenvolvem aplicando a uma carência ou situação do mercado em determinada tecnologia, disse”.

Alunos também desenvolveram o Ev Share, um aplicativo que reúne eventos divulgados e informa ao usuário distância e informações relevante.

Silvana Meneghini salienta ainda que alguns projetos terão espaço para serem apresentados na Feira GERA e também em conjunto com o IEL para a busca de investidores.

O Mundo SENAI foi criado em 2009 e nesses oito anos recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil.

Fonte e fotos: Nativa Comunicação Integrada