(49) 3551-2424

Unificação do Desfile Cívico em Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. É possível?

O tradicional e formal desfile cívico de 7 de Setembro, para comemorar a “Independência”, está se aproximando mais uma vez. As Secretarias de Educação dos três municípios (Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna) intensificam reuniões e preparativos para mobilizar as entidades e organizar a manifestação cívica que surgiu ainda na época do Primeiro Império, quando o Brasil se tornou independente do seu colonizador (Portugal).

Mas a pergunta provocativa que se faz, a título de reflexão, é: Porque Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna não se abraçam para realizar apenas um desfile de 7 de Setembro?  Poderíamos ter um grande evento cívico que minimizaria os transtornos para algumas entidades, como por exemplo Polícia Militar e Bombeiros que acabam distribuindo efetivo e carros para poder contemplar os três desfiles.

Um único desfile entre as três cidades co-irmãs. Uma grande demonstração de união com a bandeira do civismo se sobrepondo as questões “separatistas”, de egos.  Uma ideia a ser pensada e que precisa ser melhor “olhada”!!! (Marcelo Santos)