(49) 3551-2424

Prefeito de Luzerna recua em Sessão Temática da intenção de municipalizar o Hospital São Roque

Público marcou presença na Sessão Temática da saúde

Aconteceu na noite desta segunda-feira (24) uma Sessão Temática nas dependências da Câmara de Vereadores de Luzerna, onde o assunto principal em pauta foi discutir assuntos relacionados à área da saúde.

Um grande número de pessoas participaram do encontro, que teve a presença do prefeito municipal, Moisés Diersmann, do secretário da Saúde, Luís Fernando Peruchini, do gerente Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento (ADR) local, Orlando Fávero, vereadores e representantes do Hospital São Roque, como é o caso da presidente Vânia Diesel Deitos.

Na oportunidade vários foram os assuntos discutidos entre todos os presentes, inclusive com um espaço sendo aberto aos convidados que acompanharam a sessão e puderam debater com os representantes da saúde da região e do município de Luzerna.

Mas, o que mobilizou a grande presença de público no encontro e de autoridades, foi a discussão quanto a intenção do prefeito Moisés Diersmann, em municipalizar o Hospital São Roque, o que não foi bem aceito por parte da diretoria, que desde o primeiro momento se posicionou contrária.

Tínhamos uma preocupação em não perder esse espaço para atendimento a nossa população na área da saúde. Como recebemos informação de que o Hospital São Roque passava por dificuldades financeiras, o que inviabilizava investimentos e inclusive a falta de médicos, resolvemos apresentar essa nossa intenção. Mas, pelos números e informações que recebemos, vimos que a situação está sob controle, e que o hospital não tem dívidas, o que nos faz abrir mão de municipalizarmos o São Roque”, resumiu o prefeito Moisés Diersmann.

A presidente Vânia Diesel Deitos reafirmou que o hospital vive o dia a dia sem dívidas, mas que não tem recursos financeiros para grandes investimentos, “para isso precisamos da ajuda de todos, inclusive dos deputados de qualquer partido para que possamos melhorar ainda mais nosso atendimento a população. Ficamos felizes em ter a confirmação por parte do prefeito, de que está abrindo mão da administração do Hospital São Roque”.

Vânia Deitos concluiu sua fala, confirmando que nos primeiros dias do mês de agosto deverá ser implantado no hospital, após algumas reformas que estão acontecendo, a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP).

Estamos terminando a pintura e a colocação de um piso que é uma manta hospitalar adequada para o ambiente”, frisou a presidente do São Roque.

Por Julnei Bruno