(49) 3551-2424

Representantes da Secretaria da Saúde de Herval recebem premiação em Congresso Nacional

Profissionais da saúde de Herval que receberam a premiação

Com o tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reuniu secretários/as municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde durante os dias 12 e 15 deste mês, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).

A programação do evento contou com oficinas, seminários, cursos e mesas que discutiram temas considerados estratégicos para a gestão municipal do SUS, entre eles atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, judicialização da saúde e relação com setor privado não lucrativo.

Além desses temas foram realizadas três oficinas com convidados/as para organização e institucionalização do Observatório Ibero-americano de Políticas e Sistemas de Saúde; e a Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, com apresentação oral e debate de todas as experiências selecionadas pelo edital do evento.

Na oportunidade, o município de Herval d´Oeste, representado pelos profissionais William César Gavasso, Michele Aline Denbinski, Mileide Sofia Batista e Greici Kelly Holfelder receberam uma premiação, por terem sido classificados como a melhor experiência na temática Atenção Básica.

Eles apresentaram no evento a experiência denominada Grupo de Bem com a Vida – experiência na organização da Atenção Básica por uma estratégia coletiva, de autoria de William Gavasso.

Essas atividades educativas de saúde em grupo são desempenhadas em nosso município há aproximadamente 4 anos, tendo como objetivo, promover saúde a toda população hervalense. Esse grupo premiado, ele atua no interior e abrange aproximadamente 150 participantes. Devido aos resultados positivos, nós montamos um artigo e enviamos aos organizadores do congresso em Brasília, que nos deu essa premiação”, resumiu Gavasso.

Na mostra Brasil aqui tem SUS, os representantes de Herval d´Oeste foram destaque na área da Atenção Básica, num contingente superior a 300 trabalhos.

Por Julnei Bruno