(49) 3551-2424

Ammoc de Joaçaba é sede do Ciclo de Estudos do Tribunal de Contas do Estado

Funcionários das prefeituras da região marcaram presença no evento

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizou, nesta quinta-feira (13) em Joaçaba, uma das três primeiras etapas do XVII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. Participaram das oficinas técnicas agentes públicos de prefeituras e câmaras de vereadores das cidades que integram as associações de municípios do Extremo Oeste (Ameosc), Entre Rios (Amerios), Oeste Catarinense (Amosc), Alto Irani (Amai), Noroeste (Amnoroeste), Alto Uruguai (Amauc), Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e Meio Oeste Catarinense (Ammoc).

O supervisor do Instituto de Contas do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, acompanhou a programação nas etapas do Oeste. Ao visitar as salas de aula e dar as boas-vindas aos participantes, Nadal destacou a importância do trabalho qualificado do servidor público e do papel da Corte de Contas na melhoria da gestão pública. “Devemos acreditar que vamos melhorar a vida de muitos cidadãos fazendo bem o nosso trabalho”, disse o conselheiro. Ele também ressaltou o papel de todos no cuidado e no respeito ao Erário. “Dinheiro público deveria ser chamado de dinheiro do cidadão”, defendeu ele.

O evento, maior ação de capacitação externa do TCE/SC, tem a proposta de aproximar quem fiscaliza de quem aplica o dinheiro público. Até o dia 9 de agosto, aproximadamente 4 mil gestores dos 295 municípios do Estado deverão receber orientações sobre boas práticas na administração pública, em 12 encontros regionais.

A etapa de Joaçaba reuniu, nesta quinta-feira, 311 participantes de 27 municípios do Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio Oeste catarinense.

A programação ofereceu três oficinas técnicas nas áreas de contabilidade e controle interno, atos de pessoal, licitações e contratos. Todas as abordagens terão apoio num livro-texto, disponível no Portal do Tribunal (www.tce.sc.gov.br), na área de “Destaques”, no centro da página principal.

Ao prestigiar a etapa de Joaçaba, o prefeito da cidade, Dioclésio Ragnini, apontou a contribuição do TCE/SC no campo da orientação aos gestores públicos. “Que o resultado deste aprendizado seja transferido para a sociedade em bons serviços”, afirmou Ragnini.

Por Julnei Bruno

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE/SC