(49) 3551-2424

Homenagens marcaram a sessão do Legislativo hervalense desta segunda feira

Duas homenagens marcaram a sessão desta segunda-feira (26), do Legislativo hervalense. Foram homenageados com placas a Associazone Bellunesi di Herval d’ Oeste, sua diretoria, integrantes e dançarinos. Também foi homenageada a cineasta hervalense Gabi Bresola, equipe e atores pelo filme Larfiagem. As duas Moções de Aplauso foram de autoria do suplente de vereador Cristiano Mendonça (PP), enquanto esteve na Câmara de Vereadores.

Associazione Bellunesi di Herval d’Oeste
A Associazione Bellunesi di Herval d’Oeste foi fundada em 31 de outubro de 1996, mais de 20 anos. Representa a Famiglia Di Herval d’Oeste, com objetivo de resgatar, conservar os costumes da origem italiana e divulgar o próprio nome da cidade de Herval d’Oeste em eventos típicos da cultura Italiana na região. A entidade sem fins lucrativos também visa representar a região de Belluno, norte da Itália, divulgando a cultura daquela região relacionada a danças, trajes e coreografias originais. São 30 dançarinos que também apresentam danças das regiões de; Vêneto, Campanha, Sicília, Calábria e Sardenha. O grupo Ballo D’ Aquile já foi premiado em diversos festivais entre eles: 1º e 2º lugar no Festival Internacional de Bento Gonçalves (RS), 1º lugar no Festival de Nova Petrópolis (RS) e participações especiais em diversos outros festivais tais como de: Maringá (PR), Florianópolis, Curitiba (PR), Três Arroios (RS) de Blumenau entre tantos outros. O presidente da Associazione Edson Ferrari, agradeceu a homenagem em nome de todos os integrantes e contou que o sonho da Bellunesi é reativar os grupos de dança infantil e juvenil e também construir sua sede própria. “Estamos realizando um trabalho importante em parceria com o Sebrae e buscamos apoio para podermos dar continuidade a nossas atividades”. Presentes na homenagem integrantes da Bellunesi.

Filme Larfiagem
O filme curta-metragem “Larfiagem” foi o vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema em 2013 e recentemente no 21º Florianópolis Audiovisual venceu na categoria Melhor Documentário de Mostra Curtas (Catarinense e Mercosul), e de melhor filme júri popular e júri oficial da Mostra Catarinense. Foram cinco mostras competitivas, das quais participaram 45 filmes, sendo que 12 eram de países latino-americanos- sete só da Argentina. O filme Larfiagem, que foi exibido durante a homenagem, eterniza nas telas o nome e parte da história de Herval d’ Oeste. O DVD do filme foi lançado no mês passado, com legendas em português, espanhol e inglês, um glossário de palavras já cadastradas e outras incluídas e revisadas pela própria diretora, extras das entrevistas e o making off.

No filme estão alguns “catedráticos” da língua criada Larfiagem, Grinfia ou Hervalês, seus inventores e falantes, inclusive alguns que tinham entre 7 e 15 anos e hoje têm por volta de 60 a 70 anos. O curta-metragem é resultado de pesquisa da própria diretora Gabi Bresola e do escritor e pesquisador Dennis Radünz em material de arquivo, pesquisas acadêmicas, entrevistas e fotografias. Muitos deles estiveram presentes durante a entrega da homenagem.

Gabi agradeceu a homenagem e a estendeu a todos que colaboram com a viabilização do curta. “A produção de um filme demanda tempo e recursos, pois envolve muitas pessoas. A arte precisa ser vista como uma profissão importantíssima, pois dados de 2016 apontam que os áudios visuais representam, 0,46% do PIB do Brasil, maior do que a indústria têxtil. É um grande prazer estar aqui hoje, como hervalense recebendo esta homenagem, o prêmio de melhor documentário concedido pelo júri popular nos deu a certeza de que o povo gostou da nossa produção”.
DSC07731 DSC07733