(49) 3551-2424

Prefeitura de Luzerna quer municipalizar Hospital São Roque

A prefeitura de Luzerna quer assumir a administração e o controle total do Hospital São Roque. A notícia foi confirmada a Rádio Catarinense pelo prefeito Moisés Diersmann.

1De acordo com ele o poder executivo já está elaborando uma proposta que será apresentada a comunidade no próximo dia 03 de julho durante uma sessão temática sobre saúde que será realizada nas dependências da Câmara de Vereadores. O prefeito entende que a prefeitura terá melhores condições de administrar o hospital que hoje é mantido com muita dificuldade por uma sociedade beneficente. Para conseguir manter as portas abertas, atendendo a população, a entidade tem promovido campanhas e eventos para angariar recursos, como foi o caso da  feijoada realizada neste mês. Estas campanhas, quando conseguem valores interessantes, resolvem momentaneamente os problemas e isso gera uma eterna luta por parte dos colaboradores. Moises Diersmann destacou também que em razão da legislação a prefeitura tem dificuldade de repassar valores à entidades e a municipalização é, segundo ele, a melhor saída neste caso.

O prefeito não quis adiantar a proposta que está sendo elaborada, mas disse que a ideia é um projeto regional de modo a não prejudicar outras unidades de saúde que oferecem serviços na área, como a UPA em Herval d’Oeste e o próprio HUST em Joaçaba. Na entrevista ele falou que será um projeto integrado e que funcionaria em rede.

Por Marcelo Santos