Gestantes recebem orientações sobre atividades físicas e dentição dos bebês

Em encontros com profissionais da área da saúde as gestantes tem acesso a informações importantes para o período que antecede o parto e os primeiros cuidados com o recém-nascido. O projeto de cunho social “Gestante Feliz” é desenvolvido pela Substância Farmácia de Manipulação e completa nove anos em 2017.

Os encontros iniciam sempre a partir das 19 horas – e acontecem nas dependências do auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba (CDL/Joaçaba) – entidade apoiadora do projeto.

O curso totalmente gratuito é voltado tanto para que as mamães e papais que acompanham o processo, aprendam junto. Ao todo são nove encontros, com término programado para essa sexta-feira, dia 19. As palestras são todas orientadas por profissionais habilitados em suas áreas como psicólogo, pediatra, farmacêutica, ginecologista e obstetra, fonoaudiologia, nutricionista, personal trainer, ondontopediatra, enfermeira e pedagoga.

Durante o encontro da terça-feira (16) a profissional de Educação Física Ana Paula Dri Bittencourt que possui especialização em personal trainer e ainda treinamento funcional com Pilates destacou os benefícios e a importância das mamães praticarem exercícios regulares e moderados. “É importante que cada mulher siga as orientações de seu médico e procure um educador físico para definir as melhores atividades em cada período da gestação. Entre os melhores exercícios estão as caminhadas, hidroginástica, musculação sem carga excessiva e Pilates”, comentou, apontando benefícios como, melhoria na postura e nos inchaços. Controle do ganho de peso e melhoria de varizes.

Já as atividades pós-parto, devem seguir apenas após os 42 dias. “Além da melhoria na parte física com a redução de peso, as atividades promovem o bem estar, autoestima e a melhoria no humor”, afirmou.

A educadora física pontuou ainda que atividades físicas devem ser estimuladas desde os primeiros meses de vida do bebê. “As atividades físicas estimulam o desenvolvimento cerebral, a coordenação motora e cognitiva e a sociabilidade”, disse. “Estimular com brinquedos que emitam sons; brincar de esconder e encontrar objetos (um lenço, uma tampa de mamadeira ou qualquer coisa que estiver à mão e seja fácil de colocar embaixo de almofadas ou atrás do corpo do adulto); cantar músicas gesticulando bastante e incentivando o bebê a imitar, de preferência inserindo o nome do bebê na letra; espalhar brinquedos pelo ambiente para que ele se mova para alcançá-los”.

A odontopediatra Marta Garrastazu também participou do encontro e salientou que a grávida fica com o organismo mais vulnerável de uma maneira geral devido às alterações hormonais, e não é diferente em relação à saúde da boca. O aumento da produção de alguns hormônios pode facilitar inflamações da gengiva, principalmente quando a mulher já tem uma tendência a ter o problema. Ressaltou a ingestão que uma alimentação balanceada é necessária para manter o mineral em quantidades ideais para a gestante e o bebê. “Zelo redobrado na escovação, no uso diário de fio dental e no bochecho com solução fluoretada”, disse. Se houver necessidade de tratamento odontológico, o melhor é procurar um profissional o mais cedo possível para evitar complicações.

Durante o encontro a odontopedriatra falou de como e quando deve iniciar a limpeza da boca do seu bebê. “Pode ser iniciada mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, pode ser feito com o uso de gaze e água, o que facilita a aceitação da mesma após o nascimento dos dentes”.

Marta comentou sobre o aumento do risco de desenvolvimento de cárie dentária devido à introdução precoce do açúcar na alimentação da criança, principalmente se este for adicionado ao conteúdo da mamadeira. E orientou sobre danos que podem ser causados à arcada dentária pelos hábitos de sucção da chupeta ou dedo a longo prazo.

Programação para essa semana ainda:

Data: 19/05/2017 – Sexta Feira

Ministrante: Leni Dallacosta Chiarani – Área de Atuação: Psicologia

Temas abordados: Pós-Gestação. Encerramento do Curso Gestante Feliz com entrega de Certificado e sorteio de brindes.

Fonte e foto: Nativa Comunicação