Governo anuncia construção do CRAS em Erval Velho e CREAS em Catanduvas

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, esteve na Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba na manhã desta quarta-feira, 19, para oficializar o anúncio da construção de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) na região. As obras serão viabilizadas com recursos do Pacto por Santa Catarina.

19_04_2017_amdgiajgO município de Erval Velho será contemplado com o CRAS e Catanduvas com o CREAS. Conforme Comin, os projetos estão em fase final de atualização e os processos licitatórios devem ser lançados nas próximas semanas. A previsão é entregar as obras até dezembro deste ano. O valor investido em cada unidade se aproxima de R$ 500 mil.

“O objetivo da visita é formalizar o compromisso entre a ADR, o município e a SST, para informar sobre o processo licitatório e as mudanças que ele apresenta. As exigências serão maiores e a nossa equipe técnica vai oferecer todas as explicações necessárias para que tudo seja feito dentro do prazo exigido”, destacou Comin.

Paticiparam da reunião os prefeitos de Erval Velho e Catanduvas, Walter Kleber Kucher Junior e Dorival Ribeiro dos Santos, respectivamente, além de secretários municipais e engenheiros. O vice-presidente do Colegiado de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), José Carlos Toporowski, e o vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Joaçaba, Jucelino Ferraz, também marcaram presença. Da ADR, participaram as gerentes de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas, Joviane Colombelli; de Infraestrutra, Bárbara Desch; e de Administração, Paula Giovana Kleber.

Herval d’ Oeste e Jaborá

A Regional de Joaçaba também foi contemplada com equipamentos de assistência social em Herval d’ Oeste e Jaborá. O CRAS de Herval d’ Oeste foi inaugurado em junho de 2016 e está em operação, enquanto que a obra do CREAS aguarda ajustes de serviços finais por parte da empresa, com previsão de inauguração em junho.

Em Jaborá, a obra do CRAS está 84% executada. O contrato com a empresa responsável foi rescindido recentemente, após ela abandonar os serviços. A SST vai lançar novo edital para a conclusão dos trabalhos, sendo que a previsão de entrega é no mês de setembro.

CRAS e CREAS

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que tem por objetivo prevenir ocorrências de situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou privação, como ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos ou relacionados a discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras.

Já o CREAS é uma estrutura de assistência social para atendimento a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. O foco são pessoas que sofreram violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas ou que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Imprensa