(49) 3551-2424

Região de Joaçaba lidera ranking estadual de trabalho infantil

piores-formas-700-daniel-berehulak-getty-imagesSanta Catarina é o quarto estado do país com maior número de crianças e adolescentes flagrados em condição de trabalho Infantil. Nas cidades catarinenses, a principal causa do trabalho infantil é a atividade rural. A maior parte dos casos envolve filhos de agricultores que ajudam os pais na lavoura no contra turno escolar. A faixa etária com maior incidência é a partir dos 12 anos.

Em visita à Joaçaba há poucos dias, o Procurador-Chefe do Ministério do Trabalho em Santa Catarina, Marcelo Góes Neves, disse que a região lidera o ranking do trabalho infantil no Estado. São casos envolvendo crianças na agricultura, lavação de carros, oficinas e outros segmentos. Ele considerou um problema grave, pois muitos casos envolvendo trabalhos insalubres e perigosos. Para minimizar o problema são realizadas campanhas de conscientização e abertos processos contra os empregadores.

No Brasil, é proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, a não ser na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Até os 18, é terminantemente proibido que o adolescente trabalhe em horário noturno ou em condições perigosas ou insalubres.

Por Marcelo Santos