(49) 3551-2424

Termômetro em Piratuba registra 45 graus

O termômetro instalado na principal avenida  de Piratuba, próximo à Estação Ferroviária, 16831967_1291650700929164_406967752445104250_natingiu temperatura recorde no município. Na tarde de ontem, segundo fotos publicadas nas redes sociais, a temperatura teria chegado a 45 graus. Mas a temperatura marcada é real? A Rádio Catarinense pesquisou sobre o tema e encontrou algumas explicações em sites de meteorologia.

Os termômetros de rua muitas vezes marcam valores muito superiores a 40°C em dias de verão. Entretanto, eles não são instalados de forma padronizada. Os termômetros das Estações Meteorológicas são padronizados e instalados dentro de uma casinha, chamada Abrigo Meteorológico.  Existem muitas regras e recomendações para a instalação de Estações Meteorológicas, todas ditadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM ou sigla em inglês – WMO). Seguindo essas normas, em qualquer estação meteorológica do mundo o padrão da medida é mesmo. E em qualquer medida científica, seguir um padrão é muito importante, já que é importante saber em quais condições a medida foi feita.

Esses termômetros de rua marcam esses valores extremamente altos no verão por algumas razões:

– Eles estão expostos a radiação solar e normalmente são da cor preta: superfícies escuras absorvem mais radiação solar do que superfícies claras. Quem já saiu com uma camiseta preta em um dia de verão já deve ter notado!

-Os termômetros também apresentam problemas em medidas de temperaturas muito baixas. Como ficam expostos ao ar livre, perdem calor mais rapidamente do que os termômetros instalados em abrigos. Dessa maneira, podem apresentar temperaturas bem mais baixas do que se estivessem abrigados.

– Eles não estão calibrados. Os termômetros das Estações Meteorológicas estão em constante ajuste e observação. Técnicos podem substituí-lo quando notarem algum funcionamento irregular.

– Os termômetros de rua estão instalados em locais não-padronizados. Geralmente estão próximos a grandes avenidas, com grande circulação de pessoas e veículos. Pessoas e veículos emitem calor, alterando as medidas. Os termômetros de estações meteorológicas, além de estarem instalados dentro de abrigos meteorológicos (que permitem uma ventilação controlada, com pequenas frestas), também estão instalados em regiões gramadas.

– Além disso, uma pessoa mal intencionada pode descalibrar propositalmente o termômetro. Por estar na rua, pode sofrer ações de vândalos.