(49) 3551-2424

Ex-diretor do HUST se manifesta em redes sociais após ser demitido da função de professor na UNOESC

O ex-diretor do Hospital Universitário Santa Teresinha de Joaçaba (HUST), substituído do cargo no final do ano passado, e que permanecia na UNOESC como professor, fez nesta sexta-feira (10) uma espécie de desabafo através de seu perfil no facebook. A demissão, ocorrida no final de janeiro, é tratada por ele como aposentadoria prematura após 20 anos de trabalho. Adgar se mostrou surpreso com a demissão sem uma explicação plausível.

Leia abaixo na íntegra o artigo:

Entrei na UNOESC, por convite do Reitor, que continua o mesmo, em 1 de novembro de 1998 do século passado. Na tela da minha consciência produzi muito mais para a Instituição do que para minha própria família. Ajudei a organizar sete cursos da ( ACV) área das ciências da vida, inclusive Odontologia e Medicina. Participei da transferência em 2004 do HST, por doação, para a FUNOESC. Participei dos primeiros planejamentos de adequação do HUST e mais tarde fui seu diretor geral de ( 2007 à 2016).

Durante nove anos na direção do hospital, saneei as finanças, qualifiquei externamente o nosocômio, como um dos melhores do Estado. Dobrei a estrutura física; dobrei o número de leitos, dobrei a UTI; dobrei e treinei o quadro de colaboradores atingindo 500 contratados. Acabei com a minha saúde. Fiz muitos amigos e alguns inimigos de primeira hora que usando o método demente da chantagem forçaram os dirigentes da Fundação a me removerem para outra função.

Entreguei o hospital sem mais lutas após constatar a falta de apoio da Unoesc e após auditoria a meu pedido; finanças saneadas; ala nova inaugurada; muitos projetos de futuro. Alguns com recursos garantidos e em pagamento; Mais de 15 milhões aplicados, como reserva técnica, no Banco do Brasil e dinheiro circulante para tocar sem problemas o semestre seguinte.

Continuei o meu trabalho como professor de tempo integral a espera de novos desafios.

Na última segunda feira de janeiro, de forma inesperado e intempestiva ganhei a conta sem uma explicação plausível dada com muita simpatia por uma pessoa muito afável com quem convivi, em paz, por vinte anos:

– Professor, a UNOESC não precisa mais do senhor. A partir de hoje o senhor assine o seu ato demissional e faremos o acerto de- vido no sindicato.

Perguntei, com certo receio, o motivo e a resposta veio fina como um corte de gilete: – não tem motivo. É contenção de despesas mesmo. A UNOESC entrou nas reservas e é preciso fechar as torneiras. Só me restou encerrar a atividade após vinte anos de muito trabalho e de muitas glórias. Estou, ainda, aguardando o acerto para entrar no seguro desemprego.

Num dos últimos treinamentos de gestão que fiz o mentor citando “Peter Truker” dizia: observem as empresas que vão quebrar. Elas começam jogando ao mar o seu capital humano. É a maneira mais fácil e rápida de mostrar serviço: dá aparente economia que é fugaz e insuficiente e a derrocada continua ainda mais acelerada.