(49) 3551-2424

Novas imagens mostram a destruição causada pelo granizo em Fraiburgo

Em alguns locais a destruição foi total

A população do município de Fraiburgo busca se recuperar do susto e pânico enfrentados na tarde da terça-feira (18), quando vários bairros, residências, veículos e empresas foram atingidos pela chuva de granizo, que começou lentamente e em poucos segundos, aumentou e ocasionou muita destruição, quebrando telhados, coberturas de empresas, parabrisas de veículos e danificando a lataria dos carros. O Hospital Fraiburgo também registrou prejuízos, tendo mais de 100 telhas quebradas com a força do granizo.

Os últimos dados da Defesa Civil do município, apontam que 2.200 residências foram atingidas e segundo estimativa, mais de 8 mil pessoas sofreram com os temporais de terça e quarta. O setor de agricultura contabiliza aproximadamente R$ 10 milhões em prejuízos.

Foram registradas duas mortes, sendo uma mulher de 50 anos que faleceu devido ao susto que levou, e um homem de 58 anos que teve fraturas graves após subir no telhado de sua empresa para realizar um conserto.

Estado de Emergência

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, se reuniram com o prefeito de Fraiburgo Ivo Biazollo na manhã desta quinta-feira (20) para definir o apoio do Estado na recuperação dos estragos causados pela chuva de granizo na terça e o temporal da noite desta quarta-feira.

Nesse momento de emergência estamos liberando recursos do Fundo Estadual para ajudar as famílias na aquisição de materiais para a recuperação das residências e apoio a Prefeitura, para que ela possa desenvolver ações na recuperação de estradas”, informou Colombo ao dizer que o Estado de Emergência dá maior agilidade ao processo. “Nossa equipe está bem coordenada e hoje começam a chegar as telhas para restabelecer a vida das pessoas”, acrescentou o governador.

Novas fotografias estão circulando nas redes sociais e mostram a situação enfrentada pelos moradores da cidade e do interior de Fraiburgo, com o granizo sendo comparado ao tamanho de uma bola de tênis.

Por Julnei Bruno