(49) 3551-2424

Em Camboriú, IFC Luzerna se destaca com apresentação de trabalhos científicos

Delegação de Luzerna que participou do evento

Alunos e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna participaram, na última semana, de dois importantes eventos acadêmicos. O primeiro foi a Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) do IFC Camboriú. Dos 52 trabalhos apresentados, 18 eram do IFC Luzerna, o que representa quase 35% de todos os projetos expostos.

Isto por si só já coloca o nosso campus em destaque”, afirma o coordenador de Extensão Roberto Carlos Rodrigues. “Grande parte dos artigos são frutos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ‘Elaboração de Texto Cientifico na Ciência Aplicada’, ministrado pelo professor IIIyushin Zaak Saraiva no primeiro semestre deste ano”, comenta Roberto.

Na mesma semana o IFC de Camboriú recebeu também a 34ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs). Cerca de 1 mil participantes de diversas instituições de ensino dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul marcaram presença naquele que é o maior evento da região na área.

Na programação do Seurs, o IFC Luzerna participou com a apresentação do artigo “Extensão como construção coletiva do saber: um olhar sobre o projeto de robótica pedagógica com a tecnologia de robôs LegoMindstorms® do IFC Campus Luzerna”, e também na realização de uma Oficina de Robótica em Lego, ministrada por dois alunos do Ensino Médio Integrado em Automação Industrial e um aluno do Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação – respectivamente, Ruan Machado Becker, Yan Vieira e Ruan Diego Bevilaqua.

A oficina foi ministrada para uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Camboriú. “Tive a oportunidade de participar dessa oficina e vivenciar a alegria dos alunos tendo o primeiro contato com a robótica”, relata o coordenador de Extensão.

Do curso de Engenharia Mecânica, Diânefer Maraisa Datsch foi uma das estudantes de Luzerna que estiveram em Camboriú. Momentos antes de apresentar seu trabalho, ela era só elogios tanto para a FICE como para o Seurs. “É a primeira oportunidade que tenho de participar de algo assim tão grande. Assisti algumas apresentações orais de professores e gostei muito”, dizia.

Do curso de Engenharia de Controle e Automação, Luiz Guilherme Meneses dos Santos concordava com a colega de Luzerna. “Os dois eventos nos proporcionam a integração de vários conhecimentos entre os mais diversos trabalhos de iniciação científica, não só da engenharia mas também química, matemática, estatística, etc”, disse. “Esta convivência está sendo muito legal pois agrega muito à nossa formação”. Luiz apresentou o desenvolvimento de um autoamostrador para Flow Injection Analysis (FIA). “É a primeira vez que apresento este trabalho, que é um projeto de pesquisa do IFC em parceria com a Fapesc.”

Para o coordenador de Extensão, o sucesso da participação do IFC Luzerna na FICE e no Seurs motiva a instituição do meio-oeste a continuar trabalhando para proporcionar aos alunos novas oportunidades em eventos estes. “Foi uma oportunidade riquíssima de aprendizagem, de troca de conhecimentos e experiências, além de ter possibilitado a interação entre os participantes e a comunidade de Camboriú”, finaliza Roberto.

Por Julnei Bruno

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa