(49) 3551-2424

Pesquisas apresentam dados sobre doenças caninas em municípios do Meio-Oeste catarinense

11111Duas pesquisas desenvolvidas por acadêmicas da Unoesc, do curso de Ciências Biológicas, apontam dados importantes sobre doenças causadas por cães, nos municípios de Joaçaba, Herval d’ Oeste, Erval Velho, Capinzal e Ouro, todos do Meio-Oeste catarinense. As mesmas servirão como base para os Voluntários Amigos dos Animais desenvolver ações em parceria com os poderes públicos. Uma das pesquisas é intitulada “Parasitas gastrointestinais em cães da zona rural de municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina”, realizada pelas estudantes Chaiane Frizzo e Ana Paula Schmitd, com a orientação dos professores Glauber Wagner e Gerson Muller. O trabalho, desenvolvido em Joaçaba, Capinzal e Ouro, buscou identificar a presença desse parasita nas fezes dos cães, como sinalizadores de risco de contaminação aos donos ou a outros cães.

 — Investigamos em comunidades rurais pois a maioria dos cães ficam soltos, diferente dos cães da área urbana, que geralmente possuem um espaço de vida limitado — disse Chaiane.

 Resultados positivos para a presença de pelo menos um parasita corresponde a 56% das amostras, sendo o Ancylostoma sp. o mais incidente. Parasitas gastrointestinais são protozoários que ficam no intestino de alguns mamíferos, podendo ser transmitidos através de água, alimentos e até mesmo pelo solo contaminado. A pesquisa, conforme relatou a estudante, contribuirá na saúde da população. Os níveis de infecção de cães na área estudada foram elevados, sugerindo a necessidade da adoção de medidas de saúde pública eficazes.

— Precisa-se do auxílio dos órgãos públicos para a distribuição de alguns vermífugos aos cães, bem como na parte de orientar a população a fazer exames de fezes com rotina, principalmente nas comunidades do interior — disse a estudante. A segunda pesquisa, também desenvolvida pela acadêmica Chaiane Frizzo, com orientação dos professores Andrea de Oliveira Pinto, Glauber Wagner e Fabio DallaNora, é intitulada “Reação em cadeia da Polimerase para diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina de cães participantes da campanha de castração em Herval d’ Oeste, Santa Catarina”. O trabalho tem como finalidade analisar as amostras sanguíneas dos cães participantes da campanha de castração, para verificar a presenta de DNA do parasita do gênero Leishmania, que pode ocasionar a Leishmaniose Visceral Canina.

As amostras ainda estão em fase de análise, sendo que a partir dos resultados o objetivo é orientar os órgãos de saúde pública para a presença deste parasita circulante na região. Os cães desempenham um papel central na manutenção e expansão da infecção por Leishmania infantum e são um importante elo na cadeia de transmissão, principalmente para o homem. As amostas foram colhidas nos municípios de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna.

Fonte: Jéssica Novello