(49) 3551-2424

Saúde de Joaçaba capacita futuras mamães em grupos de gestantes

Grupo de gestanteA gestação é um período muito peculiar na vida da mulher e o nascimento do filho é uma experiência única. Por isso, as futuras mamães merecem tratamento e cuidado especiais por parte dos profissionais da saúde pública em Joaçaba. Além das consultas médicas, pré-natal e todas as ações oferecidas pelo município, a Secretaria de Saúde realiza encontros periódicos por meio dos grupos de gestantes. O resultado dessa troca de experiências é mais saúde para elas e para os bebês.

As ações educativas fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e são desenvolvidas em todas as unidades de saúde do município. A cada semestre um novo grupo de gestantes é formado.  Ao final da série de seis encontros de capacitação com profissionais multidisciplinares, cada participante recebe um kit composto por itens do enxoval de bebê.

A ideia é oferecer desde as primeiras semanas de gravidez informação prática e dicas essenciais sobre as transformações corporais e emocionais, além de outros temas como a importância do pré-natal, alimentação saudável, aleitamento materno, sexualidade, atividade física, planejamento familiar, tipos de parto e, claro, os cuidados com o recém-nascido.

As gestantes e as puérperas bem orientadas e preparadas apresentam menores riscos e complicações. Já o bebê que é bem cuidado e amamentado por uma mãe informada adoece menos, cresce e se desenvolve muito melhor”, afirma enfermeira Charline Zarpelon, da Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Remor. Segundo ela, existe ainda a percepção que o trabalho com os grupos de gestantes foi um dos fatores para a queda no índice de nascimentos prematuros no município.

Para a enfermeira, os encontros também são importantes para estabelecer um vínculo com a equipe de saúde, isso porque mesmo após o encerramento da capacitação, as gestantes continuam sendo acompanhadas bem de perto. Após o parto elas recebem visitas domiciliar e toda a atenção nas consultas na unidade de saúde, que são realizadas mensalmente durante todo o primeiro ano para garantir a recuperação da mãe e o crescimento saudável do bebê.

Fonte e fotos: Diretoria de Comunicação Prefeitura de Joaçaba