(49) 3551-2424

Luzerna: Mistério do universo ou fruto da imaginação?

pedraUma imagem que está circulando pelas redes sociais, e que está se viralizando, busca explicação pelo que o autor considera um “Mistério de Luzerna”. Trata-se da foto de uma grande esfera que teria sido encontrada nas escavações da obra de revitalização da rodovia no trecho entre Luzerna e Ibicaré.  A esfera, que estaria submersa e que foi descoberta em razão da escavação, chama atenção pela quase perfeição. “Merece estudos” menciona o autor da postagem.

Buscando esclarecer o referido mistério a equipe de reportagem da Rádio Catarinense esteve hoje pela manhã no local onde encontra-se tal objeto. Depois de alguns contatos mantidos, com os funcionários da empreiteira que trabalha na obra, foi informado que a bola misteriosa na verdade é o acessório de ferro usado por um guincho para quebrar rochas. O aspecto de pedra se deve aos atritos pelo tempo de uso.

Moral da história: antes de curtir, compartilhar e propagar postagens nas redes sociais é preciso tomar cuidado, verificar e usar o bom senso. Uma informação, como essa, não checada, viraliza rapidamente e a grande maioria esmagadora compartilha como se fosse verdade. Desta vez o compartilhamento acabou sendo esmagado pela esfera e a verificação do fato serviu para conter o avanço da “bola de neve”, efeito que estava em curso em razão da postagem.

Portanto, fim do “mistério” .

Por Marcelo Santos