(49) 3551-2424

Lançado livro que conta a história da PM em Herval d’ Oeste

DSC04105Com a presença de convidados, autoridades como o vice-prefeito Ricardo Nodari, a tenente coronel do 26º Batalhão da Policia Militar  Lucimar Savaris, o presidente do Legislativo Adeler Provenci- Kiko-, vereador Jucemar Kaychor e Davi Frozza, prefeito e vice-prefeito de Joaçaba Rafel Laske Marcos Weiss, o diretor de Saúde Leonardo Mascarello e familiares foi realizado na noite desta sexta-feira, nas dependências da Câmara de Vereadores de Herval d’ Oeste o lançamento do livro “Guerreiros da Paz Social – História de Bravos”,  que conta a História da PM no município de Herval d´Oeste. A  autoria é do Policial Militar Sargento Adão Jair Florêncio, com a colaboração do vereador e historiador Sergio Martins.

 O livro começou a ser escrito em meados de 1994 e, de acordo com Sargento Florêncio, contém uma pesquisa documental e entrevistas de pessoas que participaram da trajetória da PM na cidade, algumas inclusive, agora já falecidas.  “Só existia corporação em Florianópolis e o nosso batalhão foi a primeira companhia a ser criada fora da Capital, após uma lei feita  pelo então então presidente da província, de Santa Catarina, Raulino Adolfo Horn. Na época da fundação, cerca de 145 homens foram deslocados para cá e formaram a antiga 1ª Companhia do do 2º batalhão, que se instalou na Antiga Praça da Rede Ferroviária. Isso foi histórico.” Relembra Florêncio.

 Outras curiosidades e relatos do dia a dia dos soldados fazem parte do material, que traz detalhes que vão além dos breves relatórios emitidos após as ocorrências atendidas pelos policiais. “Antes mesmo da publicação, vários acadêmicos já procuraram para utilizarem em suas monografias de conclusão de curso. Então, ter essa repercussão é um prazer”. Finalizou o Sargento.

Fonte: Joce Pereira